domingo, 7 de abril de 2013

Negociando a infra- brevet 400km



Nesta sexta feira a noite fui de carro a Encruzilhada do Sul para “negociar a infra” do brevet 400km. Fui mais com a intenção  de conferir as condições da estrada, o transito, mas também para visitar o Seu Dário do Bar e Armazém Silveira. Cheguei lá na localidade que é depois da Coxilha do Vento e antes da Serra do Abranjo, depois das 20 horas. Tudo escuro e em silencio. Bati e chemei até escutar uma resposta de alguém que não apareceu. Pude conversar um pouco e entender o porque  não fui recebido e também porque  não consegui contato telefônico: o casal de idosos havia sido assaltado mais uma vez. Desta vez levaram até o celular.
Lembrei da recepção calorosa que tivemos no brevet 400km  da organização de 2011 e na fleche de 2012 quando fomos recebidos como alguém da família. Percebi que talvez se tivesse chegado de bicicleta seria recebido, mas com o carro passei a ser uma ameaça.


Deixei algumas fotos impressas na parte interna da janela. Avisei que chegaríamos lá, de dia, pedalando, no dia 20 próximo.
No retorno pude conferir os demais pontos de parada e refletir sobre a situação de insegurança do casal amigo dos ciclistas. 

Algumas constatações sobre a estrada

Alguns pontos da BR- 471 depois de Pantano Grande, possuem vegetação alta na beira da estrada e o acostamento estreito vai exigir mais atenção dos randonneurs, principalmente nas curvas e em caso de estar sendo ultrapassado por algum caminhão. Neste trecho deverá ser pedalado durante o dia o que ajuda a melhorar a visibilidade. USO DE ESPELHO RETROVISOR É IMPORTANTE!

Mais caminhões na estrada. Muitos caminhões na estrada devido ao escoamento da safra de soja, inclusive com a presença de caminhões de outros estados que se dirigem ao Porto de Rio Grande. 

Uma ponte em manutenção próximo a Rio Pardo.
Asfalto estreito no perímetro urbano de Pantano Grande.
No mais as subidas e descidas continuam lá e as belas paisagens também. 
Vai continuar sendo um bom passeio.

Nenhum comentário: