sábado, 15 de agosto de 2009

Relato Farrapos 1000 km- Rogério Bernardes

Leia e veja fotos no original:
http://www.infogiro.com.br/index.php/noticias/1-ciclismo/49-rogerban-conta-sua-participacao-no-brevet-farrapos-1000


Frio, chuva, estradas mal pavimentadas e 1017km no desafio do Brevet Farrapos 1000. Rogério Bernardes, vulgo Roger Ban, conta em detalhes como se tornou o primeiro brasiliense nato a cumprir esta dura tarefa.

Foi numa destas promessas interiores, daquelas que se faz nos reveillons que decidi que 2009 iria ser meu ano Audax - resgataria assim o sonho de concluir a série Super Randonneeur (200/300/400/600), sonho que deixei para trás em 2007, após participar do Audax Brasília 200 e 300. Eu ainda não tinha consciência que esta jornada me levaria ao gélido e duro Brevet Farrapos 1000Km em Santa Cruz do Sul - RS.
Graças aos grupos de ciclismo de Brasília: PNDF, Pikí da Trilha, Rebas do Cerrado, Vai Encarar e MTBB , foi possível veicular o "Frita-Bacon - seu treino rumo ao Audax 2009", ali conheceria meu colega e atual Farrapo Brevetado 1000Km Jonas Ruschel. Nos juntaríamos também ao Ciclismo de Longa Distância - LD, com o Guru Maltoestriquinado Osvaldo e Cia. e a Guerreira Érika (ambos Super Randonneeurs e Farrapos não brevetados).

Após a decisão do PNDF de cancelar o Audax 400 em Brasília, restou-me seguir para o Sul, em busca dos brevets de 400 e 600, vencidas estas etapas, eis que me deu um comichão e inscrevi-me para os 1000 km.


Jonas Ruschel
Os brevets de 400 e 600, aconteceram em veranicos (janelas de clima agradável no inverno), já nos Farrapos viríamos a enfrentar frio até abaixo de zero, o pior inverno da região nos últimos anos, caminhoneiros "amistosos", chuva, sono, estradas com péssimo pavimento em alguns trechos (mas isto tudo já tínhamos´ noção). O que não dá pra imaginar é que 600 + 400 é totalmente diferente do desafio dos 1000 Km.

Então as impreteríveis 03:30 horas de quinta-feira iniciou-se mais uma vez a festa iluminada dos elétricos e audaciosos ciclistas, a Fênix da Revolução Farroupilha acordara e começava o conflito entre razão e paixão. Aos racionais, muitas vezes o melhor seria desistir e preservarem-se, já os insanos transmutariam-se em Farrapos Pedalantes daqueles gélidos pampas.

Assim segui girando, a indumentária completa era digna do guarda-roupa de um cavaleiro medievo: Balaclava, luvas, casaco corta-vento, calça e blusa térmica tipo segunda pele - uma verdadeira armadura, fechada por um ridículo óculos amarelo e capacete - digno dos insanos randoneiros.


Roger Ban
Não é um desafio físico, ou não é somente físico. Para vencê-lo foi necessário utilizar várias ferramentas psicológicas: Resgate de situações vividas anteriormente, ter a certeza sempre que iria conseguir chegar ao fim, não mudar muito a estratégia pré-estabelecida, meditar e até criar um colega de pedal imaginário – tal qual o Sr. Wilsson do Náufrago o "Dom" me acompanhou durante os 140 finais, quando pedalei sozinho, sonolento e com chuva.

Após 72:51 meu colega Jonas - O gaúcho cruzaria a linha de chegada dos 1017 Kms, 16 minutos depois com 73:07, totalmente encharcado, esfarrapado e feliz, eu também chegaria em Santa Cruz do Sul, me tornaria o primeiro brasiliense nato a concluir um Brevet de 1000 Km. Felizes e esfarrapados, ficamos honrados em representar Brasília, juntamente com os colegas LD Osvaldo Nunes e Érika Fernandes, naquele que foi sem dúvidas, o mais longo e duro evento ciclístico do ano de 2009 em nosso país.

Roger Ban

Nenhum comentário: