terça-feira, 11 de agosto de 2009

Relato Farrapos 1000- Claiton

Minha prova começou as 2 e 30 da manhã de quinta feira dia 30 de julho.Parti de Vera Cruz juntamente com o Udo,pedalamos 12 km Até o local de início da prova.

Achei que já chegaria aquecido para a prova,que nada, estava um frio da porra.Termômetro marcando 2 graus,logo passou em minha cabeça como estaria para os lados de Encruzilhada,Canguçu.Mas a partir dali não tinha mais nada a ser feito do que pedalar e encarar essa friaca.

Segui num ritmo cadenciado,sem forçar muito,alguns ciclistas em minha frente,outros mais atrás,estava pelo meio do bolo.Resolvi fazer o meu próprio ritmo,sem me afobar,e querer seguir os que estavam mais rápido.A solidão estava recém começando em meio a escuridão.Chegando na descida das Polacas perto de Rio Pardo,o primeiro imprevisto,meu espelho retrovisor caiu.Tive q parar no meio da descida para procurar aquilo que poderia fazer falta mais adiante.

Chegando no trevo de acesso a Pantano Grande ( Capital do Mijo ),decidi não parar na Raabelândia.Fui seguindo sempre no mesmo ritmo e sozinho. Já em Encruzilhada do Sul o frio começava a apertar,o vento gelado batendo de frente,sensação térmica abaixo de zero,e eu ali disposto a encarar qualquer coisa.

Cinco km antes do primeiro PA,percebi q minha roda traseira estava com algum problema,parei e vi que p pneu estava para fora do aro em uma parte.Decidi andar assim até o PA.

Quando fui para tirar o pneu,comecei a apanhar,devido aos meus dedos estarem praticamente congelados do frio.O Miguel percebeu e deu me uma força,valeu Miguel.Em seguida fui comer um macarrão quentinho com molho de graxaim.

O sol começava a brilhar e a temperatura ficando mais agradável,um alívio,pelo menos até a próxima noite.Segui sem problemas até o boteco da ponte do Rio Camaquã,onde parei para tomar um café,e comer uns biscoitos.Dali foram mais uns 45 km até o primeiro Pc da prova.

Parei para almoçar, escovar os dentes,comer umas bergamotas,maçãs.Levei mais algumas frutas comigo para fazer os próximos 50 km até depois da subida do Abranjo,cerca de 5 km.´

Depois da subida do Abranjo estava o Miguel com o PC móvel.Tomei um café,mais duas bananas e uma barra de cereal made in hand by Rolf.Peguei alguns jornais e forrei o tórax para amenizar o frio que começava a aparecer novamente.Segui em direção a próxima parada, o mesmo local que servia molho de Graxaim.Dessa vez resolvi não comer,fiquei na base do café.

Depois do café,essa parte do trajeto de retorno a Raabelândia era considerada tranquila, devido a ter mais retas e descidas.Isso se não fosse o frio,os dedos voltavam a congelar.Chegando em Pantano Grande consegui umas sacolas plásticas para colocar sobre as luvas.

Jornais,sacolas de supermercado, eu parecia um mendigo pedalante noturno,foi assim que comecei aquele trecho,com acostamentos ruins, subidinhas leves que pareciam longas.O sono começava a dar seus primeiros sinais.Cheguei em Santa Cruz do Sul as 2 e 30h junto com o Udo.Passaporte carimbado,416km de pedal concluídos,e nada de dormir.Conforme o planejado viemos até Vera Cruz ( capital do sono).Nesse trecho lideramos a prova.Andávamos num ritmo muito lento,com sono,cansaço,mas mesmo lentos liderávamos a prova,enquanto os outros ciclistas dormiam no Hotel em Santa Cruz.Chegamos em VC por volta das 3 e 15 da manhã de sexta feira.Marcamos nossa saída para as 8 e 30 h,devido a alguns atrasos partimos as 09:00.

O movimento de veículos entre VC e Novo Cabrais era grande,conforme o esperado.Em Candelária encontramos o Isac,nos juntamos a ele e pedalamos até o PA em Novo Cabrais num ritmo muito bom.Lá encontramos o companheiro Oswaldo com problemas,trocamos algumas palavras,tomamos café e partimos.

Na parte de Novo Cabrais a Cachoeira do sul,o cuidado teve que ser redobrado,estavam fazendo o recapeamento da rodovia,seguimos eu,Udo e Isac até um posto em Cachoeira onde paramos para almoçar.Quando estávamos saindo o colega Jéferson Buzina vinha chegando.

Quando faltavam cerca de 10 km para o PC do Papagaios,nos juntamos com o Jonas, e o Velho Lazary.

Uma breve parada no Papagaio,e ingressamos na Br 290,onde o vento era forte contra nós.Nessa altura da prova estava eu,Udo,Rubens,Vitor,Rogério e se não me engano o Èdson,onde pedalávamos pela rodovia dos caminhoneiros.Paramos no pedágio de Pantano Grande para secarmos as térmicas de chá e café,tudo de graça,ao menos isso.

Dali pedalamos num ritmo forte até o Posto Dragão em Rio Pardo,onde foi feita mais uma parada para café e lanche.

A chegada em Santa Cruz do Sul foi por cerca das 22h e 30 min.A segunda parte da prova 227 km ,acabava de ser concluída.

Partimos do Hotel Antonios, PC,logo após a chegada,juntamente com O Faccin,e o Rodrigo.

O tempo começava a fechar,dei uma parada no posto Nevoeiro para pegar algumas sacolas plásticas para colocar meus pertences para não molhar em caso de chuva.

Chegamos no Casa Cheia por volta das 23 e 30,quase fechando o local,tiveram q suportar ciclistas famintos e com sede de café.

Uma leve garoa começará a cair,o frio havia dado uma trégua,seguimos batendo uns papos com nada de útil até perto de Encantado.Por lá avistamos uma menina gritando freneticamente em meio a rodovia,na escuridão,onde quase foi atropelada por uma caminhão.Ela dizia: tu não me ama Rsrs.O seu namorado,marido,amigo,ou sei lá o que, ligou sua máquina motorizada em frente do local onde havia uma festa ,e veio em alta velocidade contra nós,nos causando medo.Mas por sorte nada de grave nos aconteceu.Dali seguimos até o Próximo Pc no Hotel Hengu.

Comi uma sopa quente e cochilei na mesa do hotel,enquanto o Udo cochilava numa cadeira do lado de fora do Hotel.Saímos do Hotel por volta das 07 horas do sábado.Faltavam mais 96 km até Santa cruz do Sul para concluirmos a terceira parte da prova.Em meio a esse trecho o Udo comprou umas bergamotas e fez a boa ação do dia,distribuindo elas a nós.

Chegando no pedágio de Santa Cruz,o Luiz fez um ato maroto,tirou os cones para não precisarmos passar naqueles tachões desgraçados.Quando não quiseres passar pelos tachões pedale com o Luiz.

Nossa chegada no Antonios foi pelo meio dia de sábado,terceira parte da prova concluída,e o sentimento que iria completar a prova estava mais próximo.

Agradeço ao Oswaldo por limpar e lubrificar minha corrente,obrigado Oswaldo

Eu e o Udo depois de fazermos umas compras em um Supermercado,fizemos nosso almoço sentados no meio fio de um cemitério,em seguida partimos em direção a passo do Sobrado.O Udo estava num ritmo melhor do que eu,e resolveu completar a prova com média 15 km/h,sabendo de minhas limitações segui num ritmo mais lento,até vale Verde,onde parei para comprar um iogurte litro e descansar um pouco.O sono estava me dominando,não estava rendendo,pedalava muito devagar.Depois de ingressar na rodovia que segue para o PPP encontrei o Pexe e pedi a ele uns guaranás,mas nada adiantou,o sono predominava,cheguei arrastado do me até o PPP,onde coloquei o despertador para tocar dentro de 40 min.Deitei num banco,e apaguei, ao lado de pinguços que estavam regulando suas lentas e falando em vozes altas,não ouvi nada, somente o som do despertador que estava em meu sub consciente.Acordei,parecia que havia dormido um dia,minhas pedaladas começaram a render novamente,com isso me contentei,e segui num ritmo forte até o PC magnífico,o melhor que já vi em todos os Audax e randonnées que fiz até hj.Serviram dois pratos de sopa para mim,encheram minhas caramanholas,e ofereceram tantas coisas que nem lembro mais,obrigado pessoal do PC7.

A sensação de terminar os 1000 km estava próxima,faltavam só mais 89 km,parecia fácil,mas para quem já havia pedalado mais de 900 km,não.Segui até o PPP no retorno e coloquei mais um combustível,um prato de macarrão,dessa vez sem molho de graxaim.Em seguida segui rumo a Vale Verde,a chuva começava a se aproximar,até que..........dilúvio a vista.Raios,trovões, chuva,buracos,escuridão,pista escorregadia,e alguns seres insanos em meio a isso.Ao menos o sono não veio,a concentração para não cair da bike inibiu isso.Cheguei na parte final das sete curvas andando com cuidado,parecia corrida de fórmula 1,quando o piloto está liderando a prova com folga e completa a bandeirada final na ponta dos dedos,nesse caso foi na ponta dos pés.Cheguei na bandeirada final encharcado as 00e 43 de domingo.O Giovani Faccin ficou com pena de mim e não deixou eu pedalar mais 12 km até em casa,hehe.Valeu Giovani!!

Abraços
Claiton Buguera Ketzer

Nenhum comentário: