domingo, 12 de maio de 2013

Descrição percurso brevet 600 km- segunda parte.

Depois do PC-2 não vai demorar para a chegada na entrada  de Anta Gorda, mas é só seguir. Você estará no local de maior altitude do brevet, 655 metros. Uma subida de 1 km e logo depois tem 5 km de decida, mas é bom ter cuidado com as curvas. O asfalto é áspero e o acostamento em alguns locais não existe, mas o transito de veículos e pouco. No final da decida você vai estar chegando na entrada de Dr Ricardo, mais alguns quilômetros e tem mais uma decida de 4,7 km com declive realmente acentuado e curvas perigosas. Logo depois do final da decida você chega a ponte sobre o Rio Jacaré e o local é bonito, vale até uma paradinha para ver o rio embaixo da ponte a ao lado do Moinho. Este percurso também não é fácil, pois é quase sempre sobe e desce.
Não demora e logo depois de uma ponte você encontra uma igreja, posto de combustível e algumas lombadas. Assim que você avistar pedale na ciclovia localizada ao lado direito da estrada, o asfalto é  bom e na estrada o acostamento quase não existe. O PC-3 no Hotel Hengu, não esta longe e fica a poucos metros em frente, depois do final da ciclovia.
Depois do PC-3 localizado no Hotel Hengu ( km 251 do brevet) o percurso é em direção a Lajeado e depois Teutônia. O percurso até a BR 386 em Lajeado tem mais transito de veículos, são 32 km. Pouco antes da BR 386, já em Lajeado, tem opção de alimentação no Posto Charrua a direita da rodovia. Cruzar sobre o viaduto e logo após seguir a direita fazendo o “balão” e seguindo com cuidado na Br 386 em direção a Estrela. A BR 386 é movimentada, tem acostamento, mas vários pontos de saída e entrada de veículos. È preciso cuidado.
Cruzar sobre a ponte do Rio Taquari e prestar a atenção no viaduto de acesso a Estrela onde logo após e necessário seguir a direita fazer o contorno para cruzar sobre o viaduto e seguir em direção a Teutônia/ Garibaldi/ Caxias do Sul na estrada Rota do Sol. Logo após cruzar o viaduto tem uma esquina, seguir a direita a logo após a esquerda na Rota do Sol e seguir sempre em direção a Teutônia.
Do viaduto de Estrela até o trevo de acesso a Teutônia são 21, 5 km. Chegando ao Trevo de Teutônia onde estão as estatuas do Téo e da Tonia e a Policia Rodoviária Estadual, seguir a direita entrando na rodovia conhecia como Via Lactea em direção a Languiru.
Na Rodovia Via Láctea em direção a Languiru:
Passa a ponte do Arroio Boa Vista e chega no trevo da BR Foods, onde tem um posto de combustíveis. Nesse trevo entra a esquerda e segue reto em Languiru (Rua Arthur Pilz), cerca de 600m asfaltados  e dá de cara no Hotel União (ao lado da Sicredi) onde fica o PC-4 ( km 309 do brevet)
Opção de pernoite e refeição, seguem informações:
Valores:
55,00 quarto invidivual com TV e ar
60,00 quarto individual com TV, ar e frigobar
100,00 quarto casal
 Se não tomar café da manhã, custa 10,00 menos.
Tem lugar para deixar as bikes.
 O Hotel serve janta até as 22h30min, além de ter lancheria. O atendimento é até as 23h30-23h45 no máximo.O  Fábio vai assinar os passaportes.

OBS: 309 km na pior das hipóteses são 20 horas de brevet e se a largada foi às 3:30 serão 23:30 horas, mas é possível chegar antes. Em um brevet de custo zero o randonneurs deve saber se programar.
Depois do PC-4 retornar para a Rota do Sol, BR 386 em direção a Lajeado/Soledade. Na BR 386 existe opção de alimentação no Posto BR.
No viaduto seguir em direção a Venâncio Aires. Cuidado com o contorno na pista sem acostamento.
Do viaduto da 386 até a RSc 287 em Venâncio Aires são subidas e descidas e são 33 km onde quase sempre é possível pedalar no acostamento.

É ruim e perigoso pedalar na 287, principalmente neste inicio pois a Concessionária transformou o acostamento em terceira faixa. O percurso até Pinheiral é bem leve e tem predominância de planície com leve decida. Em Pinheiral, depois das pontes iniciam as curvas e a subida que vai até depois do trevo do Fritz e da Frida ( trevo de acesso a Santa Cruz do Sul ou aeroporto/linha Santa Cruz..). O trevo é logo depois do posto da Policia Rodoviária Estadual, mas não tem segredo e é só seguir em frente. As curvas em subida são com terceira faixa e sem acostamento, mas os participantes do brevet sabem que é sempre preciso cuidado. A subida não assusta ainda mais. Depois do Posto Nevoeiro inicia a decida, melhor ter cuidado e é importante usar também o freio e ter um farol potente.
Logo após o final da decida tem o trevo de acesso a UNISC/Santa Cruz do Sul e é preciso prestar a atenção, pois tem que seguir a esquerda. Aqui começa o percurso urbano que vai cruzar a região central de Santa Cruz do Sul. Cada ciclista vai ganhar o mapa, mas andando apressado no escuro é mais difícil. Qualquer dúvida peça informação de onde fica o hotel e se preocupe apenas em chegar lá.
Na RSC 287 tem opções de alimentação no restaurante Casa Cheia até a ½ noite a também no Posto Kastel em Pinheiral
Chegando a Santa Cruz do Sul
Entrada na cidade, percurso vermelho no mapa, utilizando a Av. Independência. Cruzar a entrada da UNISC e seguir sempre em frente até a rotula com a rua Oscar Jost. Na rotula seguir na segunda saída, a que fica mais em frente, seguindo quase em linha reta, entrando na rua Carlos Trein Filho.  Seguir nesta rua até o quinto semáforo na esquina com a rua Senador Pinheiro Machado. Seguir a esquerda até o segundo semáforo.
Hotel Antonios – PC-5= km 398 do brevet- pegar assinatura no passaporte com o recepcionista do hotel. Bom lugar para dormir um pouco e continuar o desafio assim de amanhecer o dia, ou antes. O Hotel é o mesmo local da largada e chegada e lembre-se de não querer desistir aqui a tentação pode ser grande e a cama é confortável.