domingo, 12 de maio de 2013

Descrição do percurso e informações brevet 600km - primeira etapa

Descrição do percurso e informações brevet 600km Santa Ciclismo 2013.
Primeira parte.
Largada no Hotel Antonios- Centro de Santa Cruz do Sul (Hotel Antonios-3713-1909 e 3711-1140)
Horário de largada: 3h 3 30 minutos do dia 18 de maio de 2013.
Combinar café da manhã mais cedo para quem estiver hospedado no Hotel. Se for preciso à 300 metros do hotel tem uma loja de conveniência 24h com opção de lanche e café, local fica no Posto 1.
Largada em frente ao Hotel,  seguiremos em direção ao Distrito Industrial e Rio Pardo. O ponto de referência é a loja Faccin Bicicletas. O mapa do Hotel será fornecido para os trechos urbanos.
Você vai estar na esquina do hotel Antonios ( rua Sen. Pinheiro Machado com Ernesto Alves). Seguir a direita na Ernesto Alves até o próximo semáforo, que fica na esquina do BIG. Você estará utilizando o percurso marcado em verde no mapa. No semáforo em frente ao BIG, seguir a esquerda na rua Paul Harris. Na Paul Harris seguir em frente até o final da rua que é no semáforo em frente à Faccin Bicicletas. Seguir a esquerda na rua principal- Euclides Kliemann, mais uns 400 metros e seguir em frente à direita no semáforo. Cruzar em frente ao Posto da Brigada Militar e seguir em direção a Rio Pardo.  Após a ponte seguir na rua lateral à direita. Seguir em frente no trevo e logo depois você vai cruzar em frente ao Hotel Feldmann- local de largada do brevet 400km. Seguir em frente até o final da pista dupla/lateral, seguir na rodovia 471 em direção a Rio Pardo.

Você esta seguindo em direção a Rio Pardo, mas 6 km depois do final da pista dupla do Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, você deverá seguir a direita pouco antes do viaduto que cruza sobre a BR 471. Ainda vai estar escuro e este viaduto não é iluminado.
Agora você estará pedalando na estrada nova, chamada de “Nova 471”, que já não é tão nova e que na realidade a estrada é:
RS 412 até o viaduto sobre a RS- 287 (km 33,95 do brevet);
RSC 153 até Barros Cassal.
Depois de entrar na rodovia RS 412 ( nova 471) você vai seguir sempre na mesma estrada até chegar na BR 386 e estar muito próximo do PC-1.
 Na entrada da RS-412 a altitude é de 66 metros. Este com certeza será um dos melhores locais para se pedalar pois o percurso é plano com decidas e subidas leve, o asfalto é quase novo e até o viaduto sobre a RST 287 o acostamento é bom. O cuidado é com os tachões em alguns pontos, principalmente nos trevos e viadutos. Depois do viaduto sobre a RST 287 a rodovia troca de nome e o acostamento passa a ser uma faixa estreita e mais suja. Quem chegou até o brevet de 600km já é experiente e sabe pedalar em estradas perigosas. O uso de espelho retrovisor é recomendado.  A estrada é a mesma utilizada no brevet de 200km do Várzea Bikers. O percurso é moleza até o trevo/rotula de entrada para Ferraz. Ah! Ferraz, mas é ali que inicia a subida.  A serra é boa de subir e de manhã cedo não tem transito. A altitude máxima da estrada é de 629 metros e lá na altura vai ser o PA-1, no km 75 do brevet.
Chegou  lá em cima, eba, chega de subida! Que nada, vai ter decida e subida, ir do PA-1 até Soledade não é fácil, mas assim que clarear o dia é possível avistar as belas paisagens.
PA-1- Posto BR- Paradouro Serrano, é aconselhável um café, o restaurante atende a partir das 5h:30h
Depois do PA-1  é necessário observar a reposição energética e hidratação e ponto importante é o trevo de entrada para Barros Cassal ( altitude 621 metros e km 109 do brevet). Barros Cassal fica a 35,71 km do PA-1 e a 43 do PC-1 e estes últimos quilômetros são com pouca estrutura na estrada. A opção de alimentação é chegar no Restaurante do Carlão PA-2 (km 106 do brevet) de alguma bebida ou comida.
Depois de Barros Cassal:
A estrada não tem asfalto novo e existem alguns buracos, mas será dia;
A faixa estreita de acostamento está tomada pelo capim em muitos trechos;
A estrada tem mais transito de veículos.
Para compensar a altimetria parece favorável, mas só parece.

Do  trevo para Espumoso até a Br386 são 6 km e a estrada  tem vários buracos. É importante ter atenção.
Chegando na BR-386 é importante ter atenção pois é preciso cruzar a rodovia a seguir a esquerda em direção a Soledade. O PC-1 fica no segundo posto de combustível, Posto BR Dona Adélia. No posto sempre estão muitas carretas estacionadas e nem sempre o PC vai estar tão visível. O PC será no restaurante. É importante comer algo. Aconselho se possível almoçar aqui.
Saindo do PC-1, Posto Dona Adélia na BR-386 é importante ter atenção pois é preciso cruzar a rodovia a seguir a esquerda em direção a Lajeado- Porto Alegre. Seguindo apenas 2,3 km você vai chegar ao pedágio.  Apenas 1400 metros depois do pedágio fica a entrada da RS- 332 para Arvorezinha.  Este é um dos locais mais perigosos do brevet, a BR 386 não tem acostamento e é preciso atravessar a pista, aguardar no canteiro central para depois cruzar a pista do sentido contrário.
O asfalto até Arvorezinha era novo, tem pouco transito, mas tem apenas uma faixa estreita de acostamento. Os primeiros 12 km desta rodovia são basicamente planos e quando iniciar uma decida mais inclinada logo você vai ver placas de atenção ponte estreita.  A ponte é metálica e só passa um veiculo por vez, depois da ponte tem uma subida.
Até o PC-2 no Mercado Guerini ( logo após a entrada para Itapuca)  você vai enfrentar mais uma subida difícil e as demais não são tão longas e nem íngremes. Na chegada a Arvorezinha é só seguir as placas em direção a Ilópolis. A paisagem é bonita e compensa.
Informações:
Policia Rodoviária Estadual- Pelotão Santa Cruz 3715-1311
SAMU 193
Concessionária Planalto- Soledade-0800-7073114
Rodoviária de Barros Cassal=54-3384-1200/ 1153.