sábado, 22 de outubro de 2011

Audax falso- diga não a pirataria!

Falsos Brevets Audax

1-O que é brevet

Brevê ou brevete[1] (do francês brevet) é um documento que dá ao seu titular a permissão para pilotar aviões. Tem a vertente civil e militar. Pode ser comparado a uma carta de condução, ou a uma carta de marinheiro, pois consoante a categoria dos aviões (lotação, passageiros/carga, etc.) é necessária uma determinada categoria de brevet. Tem que ser renovado também consoante a idade do titular. Tal como nos outros documentos, pode ser usado em nível profissional (pilotos comerciais da aviação civil, pilotos privados, etc.) como em nível amador: indivíduos que exerçam profissões não relacionadas com a pilotagem mas que a usam como um hobbie.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brevê

Brevet: titulo ou diploma deliberado por etapas, permitem ao titular de exercer certas funções e certos direitos. Brevet de invenção, brevet de capacidade e outros. ( fonte: Le Robert Micro- Dictionnaire de La Langue Française- Poche-édition 2006)

No site Randonneurs Brasil você encontra uma definição mais especifica para o caso dos Brevets Randonneurs Mundiais(BRM).
http://www.randonneursbrasil.com.br/regulamentos/23-o-que-e-brevet

No caso dos brevets Audax a definição é semelhante aos BRM, pois pode ter um alcance e validade diferente conforme a modalidade de Audax, mas nem vem ao caso no momento pois o que interessa mesmo é saber que:
Brevet é um diploma, uma garantia.


2-O que é Audax


Para saber mais:
http://audaxbresil.blogspot.com/2010/09/audaxes.html


http://audaxsantacruz.blogspot.com/2011/10/audaxes-mais-informacoes.html


http://audaxbresil.blogspot.com/2010/09/primeira-medalha-audax.html

3-O que é preciso para um evento ser um brevet?

Agora já se sabe o que é brevet e o que é Audax.
Como saber se um evento é um brevet Audax?
Para ser uma garantia, um diploma é preciso ser válido;

A)Para valer o evento deve estar no calendário oficial dos brevets.
Se for Audax no calendário dos Brevets Audax que são homologados pela UAF
Veja em:
http://audaxbresil.blogspot.com/search/label/calendario

Atenção com os brevets de Audax Caminhada que são adicionados no calendário a cada mês e não anualmente!

Se for um Brevet Randonneur, no calendário dos Brevets Randonneurs Mundiais realizados no Brasil e homologados pelo Clube Audax Paris (ACP)
Veja em:
http://randonneursbrasil.com.br/calendariodebrevets/25-calendario2012

B)Para valer o evento deve estar de acordo com o regulamento da modalidade ( vamos falar apenas de ciclismo para facilitar).

Regulamento Audax Ciclismo
:
http://audaxbresil.blogspot.com/2009/01/regulamento-audax-ciclismo.html


Regulamento dos Brevets Randonneurs Mundiais:

http://www.randonneursbrasil.com.br/

Brevet Audax Falso

É qualquer evento que não esta no calendário da devida modalidade, ou não esta de acordo com o regulamento desta mesma modalidade. OBS: o nome Audax deveria ser utilizado apenas para definir os brevet homologados pela UAF.
Um evento que não esta no calendário dos brevets ( Audax ou Randonneur) não é um brevet, pois não da garantia de participação no brevet seguinte e não é/será homologado. O mesmo acontece em relação ao nome Audax ( ou Randonneur) pois não pode ser considerado como tal sem ser um evento oficial e constar no calendário e seguir o regulamento.
Portanto, não existe Audax individual, não existe brevet Audax ou Randonneur de 200 km a ser concluído em até 15 horas. Isto não depende da opinião do representante ACP ou UAF porque estes são os responsáveis por zelar pelos devidos regulamentos.

Se você vai pedalar um evento
1-Saiba do tipo de evento que vai participar e não se deixe enganar;
2-Não aconselho a participar deste tipo falso de evento pois utilizam a imagem e o trabalho realizado pela organização dos eventos oficiais;
3-Se um evento é vendido como oficial sem fazer parte do calendário é no mínimo propaganda enganosa e este tipo de “organizador” não deve ser confiável.


Motivos para não realizar um evento oficial ACP ou UAF

Os únicos motivos que consigo anotar são:
- ignorância sobre o que realmente é cada coisa. Vale lembrar o velho ditado: “de boas intenções o inferno esta cheio”;
- para não pagar o valor das homologações- leia-se ganância. Veja o valor que foi cobrado por cada homologação nos últimos anos:

http://randonneurs-brasil.blogspot.com/2011/03/contas-2010-por-clube.html
http://randonneurs-brasil.blogspot.com/2011/01/totais-brasil-2010-homologacoes-brevet.html
http://randonneurs-brasil.blogspot.com/2009/12/contas-2009-por-organizador.html

O valor pago por cada homologação nos últimos anos foi de 45 centavos de euro e mais algumas taxas e custos anuais por organizador- realmente isto deve ser um valor demasiado para um organizador que cobra R$90,00 ou mais por uma inscrição.

Audax que não é Audax e não é falso, justamente por isto.

Veja alguns exemplos.
Audax4- organização de eventos esportivos:
http://www.tyaraju.com.br/clientes/audax4.com.br/
O nome Audax4 é apenas um nome fantasia e em nenhum momento é feito alusão ou citação de, regulamento Audax, ciclismo de longa distancia, brevet, Randonneur, LRM, BRM, ACP, UAF, representante ACP...
Industria
http://www.audax-quimica.com.br/
Audax São Paulo Futebol Clube
http://www.paec.com.br/
Banda Audax
http://www.bandaaudax.com.br/

Nenhum organizador é impedido de organizar o evento que seja, pedalado onde quiser, quando, inventar uma modalidade como quiser.
Nada justifica usar indevidamente o nome de uma modalidade, vender um produto como sendo outro a não ser a falta de seriedade.
O ciclista pode e deve pedalar o evento que quiser, deve pedalar apenas porque gosta, mesmo sem estar participando de um evento, mas não deveria servir de avalista e patrocinar este tipo de evento falso.
Torça pelo Audax Futebol Clube, escute a Banda Audax, participe da corrida Running Audax, compre produto da Audax Quimica, contrate o escritório de Contabilidade Audax, mas estude o que é Audax Ciclismo, Caminhada e não aceite pirataria.

Os maiores falsificadores são ex-organizadores ou praticantes da modalidade por incapacidade para fazer a coisa de maneira correta.

Luiz M. Faccin
Outubro de 2011

Nenhum comentário: