segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Brevet 600 km dos dias 26 e 27 de fevereiro de 2011

Para mim é um trabalho muito grande e esta se tornado quase impossível de conseguir organizar um brevet. No briefing do brevet de 600 km pretendia anunciar que este seria o ultimo brevet Randonneur que eu estaria organizando, ao menos assim nestes moldes.
Por ser o meu ultimo brevet eu pretendi fazer algo diferente, já que não aprendo mais muita coisa organizando brevets e também para marcar de alguma forma um pouco especial. O percurso é lindo e difícil, digno de um brevet classificatório para o Paris Brest Paris, um brevet de 1200 km que tem só 356 subidas na ida e mais 356 no retorno. Um brevet para classificar e também treinar os ciclistas para o desafio maior.
As dificuldades sempre aparecem e eu sempre vou contornando. Desta vez não seria diferente. Seria mesmo diferente para marcar mesmo este como o ultimo brevet, na quinta feira à tarde recebi a ligação do Capitão a Policia Rodoviária Estadual, pelotão de Santa Cruz do Sul. O capitão Leandro, de quem nunca tive, nem tenho, nada a reclamar, estava me comunicando que o brevet não estava autorizado. Ele também me adiantou todos os riscos e conversei sobre as possibilidades. Eu concordo com a sua posição, mesmo sendo muito prejudicial, estragando todo o meu trabalho dos últimos dias, a esperança dos ciclistas e ainda duplicando o meu trabalho a fazer. A realização da prova de Formula Truck no Autodromo de Santa Cruz do Sul já havia me obrigado a alterar o local de largada para Venâncio Aires e agora estava me roubando também o apoio da policia. O capitão não tinha como assumir a responsabilidade de autorizar a realização de mais um evento nas rodovias da região visto que não tinha efetivo e nem viaturas para atender um possível atendimento. Eu, no lugar do capitão, tomaria a mesma decisão e assim como ele fez, eu faria a sugestão de adiamento do evento para outro final de semana. A culpa é dos corruptos que consomem com a verba que deveria ser utilizada para compra/conserto de viaturas e contratação de mais policiais. O Brevet, já previamente autorizado, ficou marcado para os dias 12 e 13 de março, no mesmo percurso e horários.
O brevet de 600 estava quase todo preparado, faltavam apenas os detalhes que deixo para a ultima hora, impressões, contatos com os PCs, compra de itens da alimentação. Na quarta a noite havia ficado até tarde trabalhando e até o seguro aos participantes também já esta contratado. O brevet seria realizado por voluntários que iriam trabalhar neste final de semana e depois pedalar nos dias 12 e 13 de março, após o carnaval.
Sem a autorização o brevet ficou para depois. Avisei o capitão que mesmo sem autorização eu estaria pedalando com alguns ciclistas, assumindo toda a responsabilidade, mas mantendo o evento para aqueles que já haviam comprado inclusive passagem aérea e viriam de longe.
Enviei e-mail aos ciclistas juntei os cacos de motivação. Animador o telefonema do proprietário do Hotel $olar, reclamando que os ciclistas estavam cancelando as reservas e que já havia comprado inclusive as frutas para o café da manhã. Pensei em doar as bananas que sobrassem do brevet para o pobre coitado.
Me senti um criminoso por querer organizar um brevet de ciclismo, mas não havia feito exatamente nada de errado. Me senti um David ciclista enfrentado o Sansão da Formula Truck. A minha funda foi à vontade dos ciclistas de pedalar e a ajuda do Miguel Lawish.
Doze ciclistas estavam no hotel e largaram no brevet. Alguns devem estar até agora chateados comigo e outros felizes, pois poderão pedalar o brevet dos dias 12 e 13 de março. Os ciclistas são ignorados e invisíveis no transito e porque seriam vistos agora? Como a policia pode nos proteger?
O ultimo brevet deixou de ser o ultimo e passou a ser uma aventura de organização. Me senti um Marcelo Lucca organizando o brevets com muita chuva, com poucos trabalhando e sem tempo para fazer o que foi deixado de ser feito. Mas os tempos não são os mesmos e os ciclistas também não pois estão muito mais experientes. Isto foi à diferença fundamental para que não houvesse mais imprevistos.
Pedalar um brevet de 600km pode ser uma aventura, mas não dá mais adrenalina do que organizar um. Não dá para definir, escrever nem explicar o que é organizar um brevet como foi este brevet 600. Pior que nem imagino como será o próximo dos dias 12 e 13. Já tenho que correr e fazer o que precisa.
O percurso do brevet foi alterado durante a sua realização, questão de segurança, ou de sobrevivência, mas o percurso mais difícil foi eliminado, pois não havia condições de colocar os ciclistas em direção a Dois Lajeados em uma noite com muita chuva, sem apoio e local para alimentação. Agora é preciso alterar carta de rota, planilhas, receber novas inscrições... É outro brevet. Graças à ajuda dos amigos voluntários provavelmente pedale o próximo.
Lista dos ciclistas que concluíram o “brevet fantasma” de 600
Alexandre L. de Jesus
Cezar Augusto Pinheiro Barbosa
Diogo Berghahn
Erich Brack
Isac Chedid Saud Filho
Jorge Luis Rovetto
Luiz Carlos Pereira
Milton Carlos Della Giustina
Nilson Ricardo de Macedo
Rogério G. Carneiro
Rogério L. M. Marodim

Fotos:

Luiz M. Faccin

Miguel P. Lawish

Diogo Berghahn

Parabéns aos participantes por esta conquista neste difícil brevet de 600 km
Parabéns pela classificação para o Paris Brest Paris 1200 km de 2011.

4 comentários:

Calvete disse...

Oi Luiz, não entendi o cancelamento e depois a prova. Só para os amigos, é isso? Quem se programou para fazer na data e não foi por um email que tu mandou, e não pode fazer no dia 12, agora faz o que?
Acho que isso só depõe contra a modalidade. Já é o segundo "fantasma" que é feito este ano. Os 2 por ti.
Calvete

Calvete disse...

Oi Luiz, não entendi o cancelamento e depois a prova. Só para os amigos, é isso? Quem se programou para fazer na data e não foi por um email que tu mandou, e não pode fazer no dia 12, agora faz o que?
Acho que isso só depõe contra a modalidade. Já é o segundo "fantasma" que é feito este ano. Os 2 por ti.
Calvete

Anônimo disse...

Oi Calvete
Quando a prova foi transferida já haviam ciclistas viajando para o brevet. Imagina dirigir por 700 km e chegar para saber que o brevet foi adiado, por isto decidi fazer o brevet com o mínimo possível de participantes a fim de evitar atrito com a policia e ser o mais invisível possivel. Se fosse assim eu tenho mais amigos que vivem longe. Quem participou do brevet reside fora do RS, ou vai trabalhar no próximo brevet, salvo um único que estava lá e tb largou.
Vc não pedalou o outro fantasma porque não quis, da outra vez não convidei e nem impedi ninguem de pedalar, apareceu quem quis e porque quis, quem me perguntou eu disse que seria tal hora em tal lugar, seria só aparecer por lá para pedalar como em um passeio ( randonneé). Cada um preencheu o seu passaporte e pegou os comprovantes de passagem nos pontos do percurso como em uma Fleche. Ninguem pagou inscrição e teve algum apoio, ou regalia no percurso. A carta de rota era uma planilha do excel. Da próxima vez quem sabe vc possa ser meu amigo tb, é só se habilitar>

Trevisan disse...

oi Calvete,
entendo a tua frustração, mas discordo quando tu te referes a brevets fantasmas( seria bom esclarecermos isso para nao criar polemica sobre...)
Também havia me organizado para ajudar como voluntário e depois pedalar com os organizadores. Agora complicou pq dia 13 não vou pedalar por causa de agenda. Entendo que o Faccin tenha feito o mais correto do ponto de vista que ele justificou.