quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Informações percurso brevet 400

O brevet 400 km é organizado pelo Grupo Santa Ciclismo

Antes de tudo é organizado de forma simples e por quem gosta de ciclismo de longa distancia.

Dificuldades neste brevet:
Percurso cruza por áreas mais remotas e não existe cobertura para telefones celulares em todos os pontos.
Teremos veículos na estrada mas mesmo assim recomendamos andar em grupo ou em dupla e ter muito cuidado principalmente com o transito de veículos pois a faixa de acostamento é estreita na maior parte.
OBS: Há poucas semanas foi inaugurado o trecho norte da BR-471 e esta rodovia deverá ser a principal estrada de escoamento da safra do noroeste do RS até o porto de Rio Grande. Para ter uma idéia esta estrada reduz em 100 km o percurso de Soledade até Rio Grande. Este fato possivelmente faça com que esta estrada tenha mais movimento e possivelmente será impossível a sua utilização em outros brevets, principalmente na época da safra da soja e trigo.
O percurso em áreas pouco habitadas trás uma dificuldade extra para a alimentação no percurso entre Encruzilhada do Sul e o Posto Fita Azul. Para isto colocamos um PC no retorno onde teremos alguns itens para reposição energética.
Quase ao lado da ponte sobre o Rio Camaqua existe um único ponto de reabastecimento neste percurso que é um Bar do Neto onde é possível conseguir água e alguns lanches. Vale lembrar e levar alguma reserva de energia para estes percursos mais longos. Em breve divulgo mais informações sobre a alimentação.


Altimetria comentada com detalhes

Olhar o gráfico com a altimetria do brevet é uma coisa, mas e pedalando?
Da largada até Rio Pardo: temos subidas e descidas, mas no inicio não existem dificuldades. Uma descida de mais de 2 km e uma subida um pouco mais longa antes de Rio Pardo.
De Rio Pardo a Pantano Grande: não tem subidas fortes, mas no caminho tem uma antena. Até chegar a antena são subidas leves e depois é quase só descida até Pântano. No escuro não se percebe muito isto até chegar ao PA-1.
O percurso de Santa Cruz do Sul até Pantano Grande e retorno é o que tem o pior acostamento e mais movimento de veículos, este é um dos fatores que influenciou na escolha do horário de largada assim evitando a passagem neste trecho no horário comercial/diurno.
De Pantano a Encruzilhada: logo na saída tem um trecho de subida bem leve até chegar ao trevo da estrada nova. Depois temos varias subidas, duas em destaque antes de chegar ao PC-1.
De Encruzilhada até o Rio Camaqua: para contornar Encruzilhada são 3 subidas e descidas com inclinação razoável. Chegando à Forjasul, tem ainda mais um pouco de subida, até descer bastante ( 4 km) em uma reta com uma curva no final. Logo depois da curva inicia a subida, mas é bem mais leve e curta. A partir deste ponto existe um dos melhores trechos para pedalar neste brevet de 400 km. É um percurso quase plano com subidas e descidas leves até iniciarem as descidas maiores e chegar à descida da serra. São mais de 4,5 km de descida com inclinação forte, vai ser de dia e dá para largar, mas com cuidado que existem curvas. Chegando ao Abranjo, que é o nome do arroio, que foi colocado em baixo da ponte, que estava no final de descida, ops. Do Arroio Abranjo até o Rio Camaquã são quase só descidas leves. Antes da Ponte tem um bar na esquerda da estrada, Bar do Neto, se precisar vai lá para pegar água e comprar qualquer coisa.
Do Rio Camaquã até o PC-2: Depois do rio, melhor, da ponte, tem alguns quilômetros relativamente mais no plano, aproveite porque depois começa a subir. São subidas leves, mas são longas e são várias. Tem algumas descidas leves entre uma subida e outras, elas estão lá só para você esquecer que está subindo e ir morrendo aos poucos. Quando tiver uma descida com mais inclinação você está chegando à BR-392. Cuidado para ir à direção certa, tem que fazer o balão e seguir em direção a Canguçu e Pelotas. Na BR 392 adivinha o que você vai encontrar? Acertou mais subidas e descidas, mas vai estar perto do PC e pense no prato de comida.
Retornando:
Agora é só voltar!
Depois de comer bastante o percurso da BR-392, que são 10 km, é rápido. Saindo da BR-392 tem subida, mas logo depois vem à recompensa que são os vários quilômetros de quase só descida. Aqui é bom de andar, mas o vento faz barulho nas orelhas e, atrás de ti, sempre vai aparecer um caminhão moderno, rápido, silencioso e que vai passar do teu lado a 110 km/h. Até o Rio Camaqua é bom de pedalar. Se você estiver com alguma folga de tempo vai chegar de dia, seria bom, ou a noite vai te alcançar logo. Se estiver mais atrasado já vai chegar escuro. O problema não é chegar no escuro, mas chegar depois da ½ noite no PA de Encruzilhada.
Depois do Rio Camaqua começa a brincadeira de subir. Logo depois do Abranjo tem uma subida forte, a mesma que você desceu brincando na vinda. A placa diz aclive acentuado 3,5 km. Está certo, no aclive acentuado são 3,5 km, mas o aclive total é mais de 4,5 km. Prepara a marcha mais leve e vai girando. Pode estar escuro, mas mesmo assim te prepara porque esquenta.
Chegou ao final da subida, está cansado. Será proibido desistir neste PC. Lá em cima vai ter um PC. Sim, é ali mesmo o PC-3, vai ter alguma coisa para beber e alguma coisa para comer, mas não perde muito tempo que a janta é mais lá na frente. Pedala para não chegar atrasado ao próximo PA.
Mais algumas subidas e você chega ao percurso bom de pedalar. Lembra que quando encontrar uma capela com caixa de água na direita da estrada, ops. Vai estar usando farol fraco não vai ver isto de noite, se não ver, vai notar que logo depois tem descida, no final tem uma curva, depois da curva tem uma ponte. Se estiver quente ali, vai estar fresquinho. Depois da ponte, que tem um arroio em baixo que se chama Peixoto, tem uma subida para esquentar. São 4 km de subida e possivelmente você vai estar cansado.
Chegou lá em cima e você está perto de Encruzilhada, vai estar na Forjasul, mas ainda não está no PA do posto BR. Faltam alguns quilômetros e uma série de três descidas e subidas.. Demora para passar este trecho. O PA está próximo e o prato de comida também. Se chegar depois da ½ noite vai ficar sem!
De Encruzilhada até Pantano o percurso é mais fácil e tem mais descidas. Cuida para não passar da rotula e passar de Pantano Grande. Tem que chegar lá, tem um PC. Não adianta querer seguir direto, ir para Porto Alegre...
Chegou a Pantano Grande e então toma café e come alguma coisa. Já faz tempo que você saiu do Feldmann, se ficar parado dentro da lancheria, você não chega de volta.
Falta pouco, ou nem tanto. Depois de Pantano tem a antena, nem lembra mais a está altura da noite. Você vai ver a antena depois da fonte, no alto da subida. Depois da antena, Rio Pardo está mais perto, pois é quase só descida. Depois da ponte sobre o Rio Jacui está Rio Pardo e lá tem o Posto Dragão. De dragão você só vai encontrar o calor na loja de conveniência, ou quem sabe algum perdido, voltando de alguma festa nas redondezas. Aproveita o café que é bom mesmo, pega logo o duplo. Neste posto algumas vezes tem um pessoal saindo, ou indo para as festas, digo bebendo e espero colocar alguém para ajudar a cuidar os ciclistas.
Depois do café, digo de Rio Pardo, tem descida, alguns quilômetros planos e uma subida de quase 3 km. Depois da subida, pode contar, você vai encontrar mais três subidas mais significativas, até chegar ao Hotel Feldmann. A ultima é na chegada.

Acabou. Toca a campainha para chamar o guarda do hotel. Assina e entrega o passaporte para ele, senão você pode ter perdido a viagem toda. Confere se ele anotou o teu horário de chegada.
Não vai dormir demais e perder a premiação.
Perigo
O maior perigo na estrada é o “animal ser humano”. Posso afirmar que este percurso não é perigoso e é raro ter algum assalto, mas nunca se sabe, por isto vou dar algumas dicas:
O maior perigo esta nos lugares onde tem mais “ser humano” e são eles:
Próximo ao Hotel Feldmann= ao lado do trevo de acesso a Souza Cruz tem uma vila, evite parar nesta região. Passar pedalando não tem problemas pois os drogados não sabem que vai ter brevet neste dia.
Na passagem em Rio Pardo= se fosse de dia seria o transito, mas de noite e madrugada o perigo maior é algum bêbado e engraçadinho que queria se mostrar para o amigo que esta mais bêbado ainda. Parar no posto nunca tive problema, mas o perigo é quando se está passando.
Vento
Observa algumas das localidades enquanto pedala o brevet, você vai encontrar: Passo da Miséria, Coxilha do Vento, Coxilha do Fogo e outros. O percurso tem 195 km em uma direção ao sul e depois no retorno tem 195 km em direção ao norte. Se tiver vento o brevet será 50% com vento contra. Sem vento poderá ter muito calor. Se não tem vento antes do amanhecer ele poderá aparecer junto com a chegada do sol.

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