sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Além das ciclovias, opções para Santa Cruz do Sul


 
Objetivo deste texto é estimular o pensamento a respeito do transito e da cidade, sem intenção de ser conclusivo ou definitivo.

Consultar/ estabelecer e divulgar as regras para uso das ciclovias.
 
Quem e quando pode utilizar a ciclovia.
Pesquisar o Transporte Ativo
Legislação Municipal no Rio de JaneiroLei Nº 14.483, de 27 de DEZEMBRO de1995. REGULAMENTA A UTILIZAÇÃO DE CICLOVIAS E CICLOFAIXAS 
(http://transporteativo.org.br/ta/?page_id=384)

Pedestre caminhando= calçada
Corredor= ciclovia
Bike elétrica (homologada)= ciclovia
Skatista em movimento= ciclovia
Skatista e ciclista caminhando= calçada

·         Vai ser necessário investir em educação para o transito, inclusive dos ciclistas na ciclo faixa.

Ciclo faixa apenas para domingos e feriados, principalmente na área central da cidade quando o número de veículos estacionados é reduzido. Alguns exemplos são Porto Alegre, Curitiba, Garibaldi e Bento Gonçalves. Opção de utilização de corredores de ônibus e outros espaços públicos para esta finalidade;

Calçada compartilhada.
Onde não existe espaço para ciclovia/ ciclo faixa a calçada é dividida com uma linha longitudinal divisória do espaço reservado para pedestres e o definido para ciclistas. Utiliza espaço que já está disponível e nem sempre sendo utilizado.  Ver experiência negativa da ciclovia do lago dourado onde existe desrespeito de muitos ciclistas e também de pedestres;
Novamente lembrar da educação para o transito.

Parques e espaços público/ privados para o uso como ciclismo
Definição com regulamentação para uso de espaços por ciclistas. Exemplos são Campus UNISC, Parque da Gruta, Parque Europa;

Bicicletarios próximo a ciclovias, locais públicos
Instalação de mais bicicletarios e incentivar a instalação destes em empresas;

Ciclovias ligando cidades
Ciclovias de ligação entre as cidades de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Sinimbu seria uma boa oportunidade de incentivar o uso da bicicleta, comercio no interior, Rota do Rio Pardinho e o turismo/ cultura local.

Incentivar o aluguel de bicicletas
Possibilitar que turistas e mesmo moradores locais possam utilizar a bicicleta como meio de transporte e ciclo turismo. 

Roteiros de Ciclo turismo regional
Criação de roteiro de ciclo turismo com mapa, indicações, opções de parada, aluguel de bicicletas e hospedagem para ciclistas e turistas que queiram conhecer as belezas da região com a uso da bicicleta. Vale lembrar que a bicicleta é com certeza um meio mais ecológico de transporte e que permite uma maior contato com a cultura local. Roteiros que conectem trechos de beleza natural cultural dos municípios próximos.

Para refletir

Ciclovia é um local seguro?
Ciclovia nem sempre é sinônimo de segurança. Atenção nas esquinas! A Falsa sensação de segurança, ou de estar em local seguro, pode levar ao descuido. Exemplos são alguns casos de atropelamento de ciclistas na ciclovia e inclusive ciclista colidindo com ciclista na ciclovia. Importante a observação do estado de manutenção e conservação das ciclovias, a inclinação falta de manutenção e limpeza e o uso de tinta escorregadia para a pintura de ciclovias é um agravante. Algumas vezes a ciclovia representa ser um espaço destinado a cavar buracos sem afetar o transito de veículos automotores.

Circulação de algum lugar até outro
Para ser uma opção de locomoção a ciclovia precisa ser opção de chegar algum lugar. Necessário interligar as ciclovias do Distrito Industrial com rua Barão do Arroio Grande, Paul Harris, UNISC, Rodoviária, Centro e Linha Santa Cruz;

Divisão do Espaço Publico
Dividir o espaço público em faixas, corredores de ônibus, estacionamento, calçadas, faixa da direita e esquerda. Sentimento de propriedade onde cada um é dono do seu espaço reservado em contra partida ao sentimento de compartilhamento onde todos usufruem o mesmo espaço. Opção de divisão/reserva do espaço deve chegar a falta deste espaço. A opção de compartilhamento só é possível com educação e respeito. Isto vale para outros setores da sociedade. 

Cidade planejada para todos
Só encontraremos exemplos em países de primeiro mundo. Na Alemanha por exemplo é possível encontrar locais onde estradas, pontes e viadutos foram planejados também para ciclistas e pedestres. Construção de viadutos, tuneis, faixas e passarelas que permitam o movimentação de ciclistas da mesma maneira do que os veículos movidos a motor em muitos casos sem um interferir na circulação do outro.
Aqui isto seria um sonho que implica em uma mudança de comportamento que precisa estar mais focado no bem público e não apenas na propriedade do espaço.
Utilizar o espaço público, sobre os arroios canalizados com recursos públicos, para a função pública com ciclovias e faixas para pedestres. 

O que falta para mais ciclovias

Levando-se em consideração que o custo para a construção de uma ciclofaixa/ ciclovia, se comparado a outras opções, é relativamente pequeno, o que falta para termos mais ciclovias?

Com vontade política e conhecimento;
limitações do espaço físico e da verba pública,
não serão impedimentos;

Escrito por Luiz Maganini Faccin
Santa Cruz do Sul, RS
Janeiro de 2019

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