quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Hospedagem em Santa Cruz do Sul

Muitos ciclistas estão enviando e-mails perguntando informações a respeito de hospedagem em Santa Cruz do Sul para o final de semana do dia 20, dia do brevet de 200 km. Para facilitar vale uma postagem no blog, mesmo que eu não seja o diretor do brevet. Em alguns brevets que organizei enfrentei dificuldades semelhantes e já sei que teremos dificuldades no futuro.
A questão é que neste final de semana será realizado o ENART http://www.enart.org/ evento que conta com a participação de milhares de tradicionalistas, e, em consequência disto, todos os hotéis de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Venâncio Aires estão sem vagas para mais hospedagens.
Organizador não tem como prever, um ano antes, que na data escolhida será realizado um evento na cidade com a presença de mais de 30 mil pessoas e todos os hotéis estarão lotados.
Em um brevet de 200 que organizei teve um show do Padre Marcelo Rossi na cidade e todos os hoteis estavam lotados por conta disto.
No brevet do 600, que será realizado em fevereiro, haverá uma prova de Formula Truck no autódromo e os hotéis nem aceitam a possível reserva, que pretendia fazer para esta data. Eu vou ter que alterar o percurso e fazer como em alguns dos outros brevets, a largada em um local e os pernoites no 1/2 do caminho em outra cidade, no caso, longe de Santa Cruz do Sul.
Nossa cidade esta crescendo turisticamente por conta dos eventos: Oktoberfest, Enart, Stock Car, Formula Truck, Festa das Cucas... Nós ciclistas não somos tão numerosos, pançudos ou truculentos para enfrentar o pessoal da quatro rodas, quatro patas ou quatro canecas.
O organizador não consegue controlar todos os fatores da organização de um brevet e nem da estrada, apenas amenizar os efeitos, ou alertar. Não podemos alterar as datas dos brevets conforme os eventos indefinidos que surgem todos os meses.

Teve ciclista que consegui vaga no hotel, mas possivelmente porque fez a inscrição e reserva a alguns dias atrás.

Vou recortar a colar as palavras do Valim:
Será que vai ter ENART? (eles nem marcaram data ainda, falando de 2011) Será que algum hotel reserva pra mim agora quarenta quartos? e se a Stock Car for nesse fim de semana, será que eles manterão a reserva? Será que vamos ter quarenta inscritos? Ou vai ter um show do U2 ou sei lá quem em Porto Alegre e só vão correr o Audax daqui os ciclistas daqui os ciclistas da região e eu ficarei de cara no chão com o pessoal dos hotéis por não ter honrado as reservas?

Então temos que tocar do jeito que dá. Reservar hotel sem saber quem vem, estaria realmente acima de nossa capacidade organizativa - e financeira. Eu sempre abro as inscrições três semana antes do evento e ficam abertas duas semanas. Talvez dê pra abrir as inscrições dois meses antes, mas é claro que a carga de trabalho aumenta, porque estarei mais tempo envolvido a cada prova...e quem se organiza 2 meses antes para pedalar um brevet de 200?

Outra alternativa seria arranjar pouso em ginásio. Mas será que o público do Audax usaria este serviço? O público é variado, alguns certamente usariam, mas a maioria, creio que não, então não resolve o problema.
Marco Antonio Valim


Lista dos Hoteis sem vaga de Santa Cruz do Sul: Clique Aqui!

Um comentário:

Daniel Serafim disse...

Eu vou para o Enart (para fazer a transmissão via internet) e tenho hotel reservado.
Caso alguém queira, talvez possa dividir hotel.