sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Brevet 1000 avant Paris Brest Paris

Depois de pedalar o PBP 2007 muitos ciclistas, durante os brevets de 200km, me diziam: “você já pedalou 1200 e agora pedalar 200 deve ser uma brincadeira”. Com certeza pedalar 200 é bem mais fácil, quase uma brincadeira, mas ter pedalado 1200 não faz com que a bicicleta ande sozinho e é preciso pedalar, enfrentar as subidas, o vento. Posso furar pneus, ter problemas, passar mal e ter dificuldades como qualquer outro ciclista, talvez esteja mais acostumado a enfrentar estas dificuldades e isto faça diferença.
Então, quem já pedalou um 1200 ou mais, não tem garantida a medalha do PBP 2011, mas tem mais conhecimento do que é preciso para conseguir. E quem completa um brevet 1000km? Também não tem a medalha do PBP garantida, mas tem uma experiência importante.
Então, precisa pedalar o brevet 1000km antes do Paris Brest Paris?
Este ano: já escrevi que nós brasileiros estaremos dispensados de pedalar brevets este ano para garantir vaga em 2011. Leia o texto no site: http://www.randonneursbrasil.com.br/
Pedalar o brevet 1000km este ano é bem importante como experiência, mas como treino não serve pois está longe.
Em 2011?
Eis a questão: porque pedalar o brevet 1000 algumas semanas, ou poucos meses, antes do Paris Brest Paris?
Quando estive com o Bruno Danielzik presidente da UAF- ( União dos Audax Franceses) ele comentou: “muitos franceses desistem no Paris Brest Paris, e principalmente franceses, mas não é por falta de treino e sim por excesso. Pedalam muitos brevets e muitos giros longos, todos os finais de semana. Quando chegam no PBP desistem por fadiga, tendinite, problemas musculares e outros que não estariam enfrentando se tivessem dosado melhor os treinos e deixado períodos maiores de descanso”.
Vamos lembrar a série de 2009 quando tivemos o primeiro brevet de 1000 km aqui no Brasil. Sem citar nomes, mas apenas alguns casos:
- Um ciclista teve tendinite depois do brevet de 600 km e não pode pedalar o brevet 1000 km;
- Uma ciclista teve problemas musculares e desistiu devido a dor durante o brevet 1000;
- Outro ciclista teve problemas ósseo, se é que posso escrever assim pois não sei os termos médicos corretos, e desistiu no brevet 1000 devido a dor;
- Um ciclista teve problemas de sensibilidade nas mãos e até hoje (ago2010) enfrenta problemas;
-Eu tive prostatite após o brevet 1000. O problema não foi exclusivamente o brevet 1000, mas foi um agravante;
- Fiquei sabendo por informações de um amigo que até o ciclista que mais pedala periodicamente tem seqüelas do brevet 1000.
Não comento a possibilidade de quedas e acidentes pois nisto temos também risco nos treinos.
Eu acredito, melhor, sei que é possível pedalar mais de um brevet 1200km por mês e sem ter problemas físicos. Até acredito que seja melhor pedalar um 1200km por mês e sempre estar apto a pedalar o próximo, mas tenho que ver a realidade, minha, e da grande maioria dos brasileiros que pretendem ir ao Paris Brest Paris 2011. Não somos ciclistas de tempo integral, não somos profissionais, se assim fosse não seria tão bom.
O Paris Brest Paris é bom porque é na França.
O Paris Brest Paris é bom porque é a cada 4 anos.
Quem esta focado no PBP deve pensar em completar o PBP.
O brevet 1000 teremos mais oportunidades, o PBP, nem tanto.


Luiz M. Faccin
Set 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa sorte no PBP entao, Luiz!
Rolinka (ex-colega de fotos)