sexta-feira, 26 de junho de 2009

Relato brevet 600 Rogério

Durante o briefing, lembro-me do Tio Endres falar com orgulho dos 600Km da organização, 06 ciclistas e nenhum pneu furado. Largada as 03:30 e aquela festa iluminada, um frio danado ( para nós de Brasília aquilo já é o Alasca ) não andamos 10 Km e tome pneu furado. Foi o tempo de todo pelote seguir e permarnecermos ali em último luga, apoiados pelo Trevisan e o Endress que iluminavam a bike.

O mestre expert em pneus - Osvaldão, caprichou no reparo e seguimos na cozinha do Audax. Uma das vantagens em ficar em último é que quase sempre tem um carro da organização te seguindo. Dava pra escutar o cochicho quando eles se comunicavam - Estes são os últimos?... - Ok!

Na noite além do frio, tinha também um nevoeiro, a umidade é tão alta que os óculos embaçam e vai formando água que goteja dno capacete, cenas surreais vão surgindo com as luzes das bikes, dos carros, dos sinais da estrada. Tem horas que parece que você tá no céu, outras horas nas montanhas - sei lá, fica-se entorpecido. .. acho que é a ação da pedaloína.

Realmente eu estava premiado, primeira parada ( uns 40 Km), quando percebi que meu cartão de rota tinha ido pro espaço - deve ter sido na troca do pneu - menos mal pois se perder até o primeiro PC não tem erro. Partiu, partiu... saímos dali e não andei nem mais 10 Km e novo pneu furado no meio da friaca - Uada Rell? Eu queria até trocar o pneu sozinho - mas quem disse que o Osvaldo deixa - o cara é viciado em borracha. Socamos a bota até o PC01 e lá chegando (agora já com luz do dia) foi festa ver finalmente alguns ciclistas.

Nestas provas maiores, não tem esta de ficar tomando Power-Gel ou outros pozinhos e poções mágicas, o grande lance é comida de verdade - Bolo, torrada, cuca, coxinha, café, sanduba, pizza, massa, lazanha, galeto e por ai vai - O Dart ia se amarrar. Além de mais energia e sustância é mais saboroso. Portanto caprichamos no café da manhã e seguimos no pedal amistoso, jogando conversa fora nos retões, ficando carrancudo nas subidas e sprintando nas descidas - parando só para almoçar. P.S. - O Jonas é exceção ele fala nas subidas, descidas e até quando vai mijar...heheheh.

Quando fiz os 400 em Santa Cruz, tive um insight do lado social do Audax, até os 300 ficava mais preocupado com a perfomance, média de velocidade, horário das paradas... Nos 400 e nos 600 a grande sacada foi mesmo curtir mais a paisagem e as pessoas - O Erick e o Marcelo, agora colegas randoneiros estavam sempre junto e trocando umas idéias.

Do almoço até o hotel (PC 02) seguimos tranquilamente. Zarpamos em direção a General Câmara e logo a noite caiu, com ela começou a voltar um frio de leve, nada desconfortável. Agora mais um detalhe que não deixa o pedal render muito - o tipo de pavimento. Era aquele asfalto cheio de recapagem, grosso - aquilo aumenta o atrito e juntamente com a noite faz a velocidade média despencar.

Paramos para comer uma massa providenciada pela organizção e seguimos adiante. Chegando no PC 03 tinha uma sopa quentinha nos aguardando, acho que a idéia foi do Edimar "Graxa", olha só o cara não regula muito bem das idéias não - chama todo mundo de Galo Veio, vive achando motivo para desqualificar a gurizada e tem uma bike muito estranha - mas de sopa o homem manja de montão tché. Fazer os 1000 pensando no PC da sopa será uma ótima estratégia psicológica.. ..rsrsrs.

A volta de General Câmara foi até tranquila (oh sopa abençoada), de volta ao pesque pague a organizção deixou mais um sanduba pra galera. Tudo ia bem, de vez em quando tomando uma carreiras dos cachorros (era bom que espantava o sono), até que o Osvaldo foi jogado para fora da estrada por um motoqueiro desatento, não foi nada muito grave mas ferrou o joelho da bike e o câmbio do homi, (vixe acho que é o contrário), mas as 03 da matina já tava tão sonolento que trocava tudo... só pensava na tal da sopa... rsrrsr

05:15 da matina, chegar no Hotel PC 04, tomar um banho de gato e zarpar novamente . Acordei eufórico às 07:00 da manhã, parecia que nem tinha pedalado. Gritando UHHuuuuhuuu. ... bora, bora, bora pedalar gurizada!!!! (aquela sopa tinha alguma coisa... ahhh se tinha), Partimos as 07:30 em direção à Encantado (perna final)... ali eu conheceria meu novo fantasma depois do frio...

Até uns 40 km o pedal foi tranquilo, ai começou umas subidas escrotas indo para Lajeado - soma-se a isto um vento na cara, caramba o vento era forte demais - fantasmagórico, sinisstrooo. .. Depois de você ter pedalado quase 500 Km aquilo virou um verdadeiro tufão.... as pernas começaram a arder, o psicológico começou a minar - olhava para o relógio, fazia contas e dizia... f...! Chegueia até aqui e não vou brevetar.... que randonagem!! ! Cheguei no Hengu PC 05 - completamente destruído.

A estratégia era só uma para voltar - comer o máximo de massa, tomar o máximo de coca-cola, dar um microcochilo de 10 minutos ( isto faz milagres) e socar a bota - enfim só falta 100 e agora com o vento a favor ( se não virar). Sai do Hotel as 02:00 e as 05:15 estava no Posto Casa cheia ( 70 Km depois, quase 30 de média). Ai relaxei... fiz festa sozinho com uns Gatorades e coxinha ... e dai pra frente só alegria.

Encontrei o Jonas, trocamos umas idéias, a noite caiu e meu pedal já náo rendia mais - falei pra ele: Segue ai Gaúcho (devia ter falado - Vai lá Galo Veio.) porque estou só a Capa do Batman, vou chegar mas estou cansadaço. O trânsito foi engrossando, mas a paranóia de não brevetar já não me assombrava mais - ao entrar na cidade o irmão do Miguel (apoio), me fez companhia de bike e seguimos até o hotel onde cheguei desnorteado e faltando uma hora para fechar o PC.

Quando cheguei, já tinha muita gente de banho tomado, uns diziam meu nome, me parabenizavam - eu não sabia o que dizer, se sorrir se chorar. Você fica meio abobalhado, ao mesmo tempo é um sentimento de missão cumprida, de superação, de vitória - como dizem os jovens daqui de Brasília. É MUITO MASSA VEI!

Fui ao Hotel, tomei um banho e voltei para premiação, encontrando com o Osvaldo no caminho, ai já fiquei sabendo que todos nós de Bsb tínhamos brevetado - a alegria aumentou. Mas mesmo assim durante a premiação cochilei demais, que sono... jantar e apagar este era o lema final!

Galera do Sul! Mais uma vez muito obrigado por nos receberem com tanta simpatia e camaradagem - Vocês são a prova viva que pedalar transforma as pessoas em seres melhores e incorporam o verdadeiro Espírito Randoneiro. Parabéns por promoverem e participarem de um evento tão marcante em nossas vidas. Será muito bom estar ai para os 1000.

Abraços fraternais.
Rogério Bernardes

Nenhum comentário: