quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cubo Rohloff 14v cambio interno

Ocasionalmente irei comentar sobre o uso de alguns produtos que apresentam vantagens específicas para o ciclismo de longa distancia. Em outras postagens comentei anteriormente sobre a utilização dos selins de couro marca Brooks e sobre bermudas da marca Assos. Desta vez faço rápidos comentários sobre o cubo 14v marca Rohloff. Item que ainda não realizei um teste mais demorado, mas se considerar a qualidade do produto este teste,  até o final da vida útil, seria quase impossível. Teste realizado com uma bicicleta devidamente montada me deixou com a impressão que, para desafio de longa distancia não competitivo, não existe cambio mais apropriado. Antes de pedalar com este cubo a impressão era de ser algo inadequado.




Com três planetários, o mecanismo permite, em um pequeno espaço, comportar 14 mudanças de velocidade, com a característica principal dos produtos Rohloff que é a durabilidade. O projeto deste sistema começou em 1990 e apenas em 1999 foi tornado um produto regular com mais de 100 000 cubos já fabricados.


A faixa de redução vai de 1:0,279 para 1: 1,467 com aumentos lineares de 21,6%, com um total de 526% de variação. Uma bicicleta de 27 marchas tradicional (44-32-33 por 11-32) tem 582%, lembrando que apenas teoricamente, devido aos cruzamentos entre pinhão e coroas.
Excelente para ciclo turismo, mas pode ser utilizado inclusive para competição.
A única recomendação do fabricante e colocar óleo anualmente ou a cada 5000km rodados. Partes passíveis de desgaste são apenas as partes externas, pinhão, corrente, rolos do tensor de corrente, cabos e disco do freio, ou seja, peças que podem ser trocadas regularmente.



Fabricação de precisão 100% “ Made in Germany”;
Adequado para quase todo o tipo de bicicleta com 135mm de distancia entre as gancheiras traseiras;
Alto grau de eficiência, de 95 a 98%, idêntico ao cambio de corrente testado e aprovado para competições e tandens;
Livre de ajustes e manutenção por muitos milhares de quilômetros;
Todas as 14v acionadas por um manete grip-shift;
Salto regular entre as marchas, de aproximadamente 13,6%;
Impossível operar incorretamente;
Ótima relação peso/ estabilidade ( 120g/ marcha);
Funciona de maneira confiável por toda a visa útil de uma bicicleta (por mais de 100 mil quilômetros).
Pesa 400 gramas a mais do que um grupo Shimano XT 27/30v
Para uso com corrente mono marchas;



As opções se abrem para o uso também com bicicletas que originalmente eram utilizadas sem câmbios. Agora imagine a Brutosa com cubo Rohloff 14v



O RANDONNEUR Luiz R. V. Lazary completou o Paris Brest Paris 2011 utilizando cubo Rohloff

Opção de compra:
 


Mais informações:

 


3 comentários:

Unknown disse...

Concordo completamente com as observações. Tenho uma MTB 29er com Rohloff ha anos, que uso com pneus de 28 mm para a estrada. Cheguei a fazer 3 Audax 200 com ela inclusive a de Campos do Jordão.

Pode achar fotos no meu album Poloni MTB 29er Rohloff.

Funciona perfeitamente.

Parabéns pelo artigo.

Abraços,
Richard

Helton Moraes disse...

Principais vantagens que eu vejo: Possibilidade de adaptar a bike para um percurso específico somente trocando a coroa (todas as marchas ficam mais pesadas, ou mais leves, exemplo trecho com serra vs trecho plano); Corrente fica longe da roda, pega bem menos chuva e como não cruza corrente a corrente dura bem mais, e a lubrificação dura bem mais pois não vai pegando sujeira nas outras pinhas; Alavanca de câmbio dum lado só deixa espaço livre no guidão para bolsas, faróis, campainhas, etc. (claro, há outros fatores, mas para audax acho que esses são os principais).

Luiz M. Faccin disse...

Obrigado por estes comentários Richard e Helton.