segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dicas para pedalar no frio

Para pedalar no frio é preciso ter uma noção mínima de meteorologia, e ao menos prestar a atenção na previsão do tempo, coisas simples do tipo:
• Você vai pedalar 100 km em um dia e no trajeto a ser realizado vai subir a serra, quanto maior a altitude menor é a temperatura. Se você não estiver prevenido pode passar frio.
• Você pretende pedalar da 1h até às 16 horas e a previsão do tempo é um dia limpo com sol. Na madrugada vai estar muito frio, mas durante o dia, principalmente à tarde, a temperatura aumenta e você vai ter que tirar boa parte da roupa que está vestindo. Pense nisto antes de sair, no momento de escolher a roupa a utilizar.

- Alimentação
Hidratação:
Beba mesmo que não esteja sentindo sede, a água é necessária para o transporte de nutrientes e manutenção da temperatura do corpo. Se for pedalar por um tempo mais longo é indicado o uso de bebida isotônica. Nunca beba bebida alcoólica. O álcool queima glicose reduzindo as tuas energias.
Alimentos:
Com o frio tem-se uma necessidade calórica maior para manter a temperatura do corpo, por isto uma alimentação saudável é muito importante!
Aproveite a estação para comer frutas cítricas que contem uma quantidade maior de vitamina C. Em dia muito frio e seco é normal ocorrer o ressecamento dos lábios e a ingestão de vitamina C é importante para a recomposição dos tecidos o que ajuda a evitar este ressecamento. Procure nas farmácias por Cebion Glicose, leia as indicações no envelope ou procure orientação médica.
Para pedaladas longas, coma algumas barras de cereais e/ou barras energéticas durante o percurso. Não espere a fome chegar para ir repondo as energias.
Após a pedalada uma xícara de chá ou café quente sempre é bom para aquecer.
-Proteção

O sol em dias frios também causa queimaduras, por isto o uso de protetor solar não deve ser esquecido;
O ar muito frio causa ressecamento da pele por isto pode-se usar loção hidratante para as partes expostas do corpo;
O ar gelado, próximo a zero grau, causa uma espécie de queimadura na pele, mesmo à noite, por isto nas partes expostas do corpo, por exemplo o rosto, pode-se inclusive utilizar protetor solar, que geralmente funciona também como hidratante;
Para evitar o ressecamento dos lábios deve-se utilizar creme ou óleo especial, o mais conhecido, barato e popular é conhecido como “Manteiga de Cacau” e é encontrado nas farmácias;
O Ar seco, principalmente quando associado à poeira, causa ressecamento nos olhos, este é mais um motivo para o uso de óculos de proteção, evitar futuros problemas de visão.
Quando respiramos o ar gelado é muito freqüente acontecer irritação na garganta, por isto o ideal é inspirar o ar pelo nariz e utilizar roupa que mantenha o pescoço protegido.
Evite limpar os ouvidos em excesso! Parece brincadeira! A cera formada nos ouvidos serve de proteção e somente o excesso deve ser limpo. Não confunda ouvido com orelha!

-Ritmo de pedalada
Procure pedalar em um ritmo constante para manter-se aquecido;
Procure parar somente quando é extremamente necessário, fique parado o menor tempo possível e de preferência pare em local mais protegido.
Quando você está pedalando em um ritmo forte, principalmente em subidas, seu corpo fica mais aquecido, quando você para, seu corpo esfria, por isto, nas paradas e descidas longas coloque uma roupa mais quente.

Luiz M. Faccin

Um comentário:

Anônimo disse...

Good day !.
You re, I guess , perhaps very interested to know how one can manage to receive high yields .
There is no initial capital needed You may begin earning with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you haven`t ever dreamt of such a chance to become rich
AimTrust represents an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

It is based in Panama with structures everywhere: In USA, Canada, Cyprus.
Do you want to become really rich in short time?
That`s your chance That`s what you really need!

I feel good, I started to take up income with the help of this company,
and I invite you to do the same. If it gets down to select a proper partner utilizes your savings in a right way - that`s AimTrust!.
I take now up to 2G every day, and my first deposit was 1 grand only!
It`s easy to get involved , just click this link http://yhurerajyj.o-f.com/sugakut.html
and lucky you`re! Let`s take this option together to get rid of nastiness of the life