segunda-feira, 6 de julho de 2009

Planejar um brevet de 1000 ou mais

Segundo o Kayo Oliveira o mais importante é

1- planejamento
2- Preparo Psicológico
3- Preparo físico

O treinamento faz parte do planejamento
Preparo psicológico se adquiri superando as dificuldades encontradas em outros brevets menores, mas também está muito ligado a personalidade e criação de cada um. Criança mimada não vai ser um bom ciclista de longa distancia.
Preparo físico se adquiri de várias maneiras e a principal é pedalando, pedalando e pedalando.

Vou escrever só um pouquinho sobre planejamento para o brevet 1000:

O brevet foi pensado da maneira para facilitar para o ciclista e também para a organização, alem de ter as limitações devido a qualidade das estradas, pontos de apoio e etc.

Para brevet 1000 km
Largada= 3:30 no Hotel Antonios
PC-1 = Km 210,0 0 = Posto Fita Azul- Canguçu
Abre: 11:00 Fecha:18:20
PC-2 = km 420,00 = Antonios Hotel- Santa Cruz do Sul
Abre: 18:45 Fecha: 7:00 dia seguinte

Previsão de horário de passagens nos PAs
PA-1 = Km 54,90 = 5:00 até 6:20
PA-2 = Km 95,90 = 6:30 até 9:30
PA-3 = Km 323,80 = 15:45 até 23:50
PA-4 = Km 364,80 = 17:20 até 3:30
PA-5 = Km 388,60 = 18:20 até 5:00
Chegada no Hotel= km 419,7 = até 6:50

Atenção= escrevo como ciclista amador que sou e para ciclistas amadores que somos e como praticante de uma modalidade de ciclismo não competitivo. Não tem como querer ou pensar como os ciclistas que pedalam 1200 km em 42 horas.
O principais itens a planejar são
Nutrição = comida e hidratação
Sono= dormir é necessário
Equipamento, percurso, outros

O ciclista para pedalar 1000 km tem que pedalar muito tempo a uma velocidade aproximada de 25 km/h. Isto para ter tempo suficiente para imprevistos, atrasos, comer e dormir.
Quanto tempo você consegue ficar sem dormir? 75 horas?
Então! Quem chega no primeiro retorno no Hotel Antonios, faltando pouco tempo para o fechamento do PC, vai ter que sair sem dormir, ou dormindo muito pouco. Significa que ele vai estar com a corda no pescoço no brevet. Até pode concluir, não é impossível, mas vai estar sujeito a um desgaste muito grande, a dormir e não acordar mais, desistir, chegar queimado no próximo PC.

O dia mais importante de um brevet longo é o primeiro.
Se você terminar o primeiro (420 km) dia cansado, mas com tempo para comer e dormir.
Vai poder largar para pedalar no dia seguinte, ter mais algum tempo para dormir na noite seguinte.
E sair cansado, mas em condições de pedalar mais 190 km até o limite de tempo.

Se você chega queimado no primeiro dia, depois de pedalar 420 km, para sair e pedalar mais 380 km sem dormir, vai ser candidato a desistir faltando poucos km para o final.

Não quer dizer que você tenha que sair pedalando tudo que puder no primeiro dia. Para começar pedale no teu ritmo- só espero que o teu ritmo não seja de menos de 20 km/h.
Pedale o mais rápido que puder gastando o mínimo de energia, ou seja respirando normal= pedalada aeróbica
Veja o que o Arthur escreveu sobre o brevet de 300 do final de semana passado:
www.pespracima.blogspot.com
O Faccin sobe conversando! Se eu estou conversando e porque estou respirando normal e quase não estou cansando.
Deixa a bike correr na descida quando estiver a mais de 30 km/h, se você pedalar vai gastar mais energia e vai ganhar poucos minutos no tempo.
Gira na subida mantendo o ritmo sem forçar os joelhos.
Mantenha um ritmo de mais de 20 km/h no plano. Se o vento estiver a favor aproveite e não fique parado no PC esperando o vento mudar. Se o vento está a favor e você consegue pedalar a mais de 30 km/h, aproveita e deixa para descansar mais lá na frente quando o vento estiver contra. Observa a direção do vento e a posição das estradas do percurso em relação a este vento. Se o vento está a favor, logo depois tem um retorno, significa que ele vai estar contra. Isto eu acho tão básico, mas vejo ciclista que não aproveita.

Outros
Aproveita bem as paradas, mas não perca tempo com besteiras.
Organize todo o material. Organize o material para cada retorno no hotel Antonios.
A bike tem que estar 110%, não saia com pneu gasto, corrente gasta. Guarde o pneu ½ gasto para os brevets menores.
Leve pouco peso, mas leve tudo o que precisa. Lembre que você não precisa de quase nada. Leva dinheiro e aproveite para comer o que tiver disponível onde está.
Se tiver na duvida entre comer agora, ou depois, coma agora e depois também.
Leia sobre tudo que pode ser importante em eventos de Endurance.
Antes do PBP eu estudei sobre muita coisa, até sobre cafeína eu estudei como aproveitar mais os efeitos. Tudo faz diferença.

Abraços

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