terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Descrição do percurso brevet 600- segunda parte

Saindo do PC-2, Posto Dona Adélia na BR-386 é importante ter atenção pois é preciso cruzar a rodovia a seguir a esquerda em direção a Lajeado- Porto Alegre. Seguindo apenas 2,3 km você vai chegar ao pedágio. Apenas 1400 metros depois do pedágio fica a entrada da RS- 332 para Arvorezinha. Este é um dos locais mais perigosos do brevet, a BR 386 não tem acostamento e é preciso atravessar a pista, aguardar no canteiro central para depois cruzar a pista do sentido contrário.
O asfalto até Arvorezinha é novo, tem pouco transito, mas tem apenas uma faixa estreita de acostamento. Os primeiros 12 km desta rodovia são basicamente planos e quando iniciar uma decida mais inclinada logo você vai ver placas de atenção ponte estreita. A ponte é metálica e só passa um veiculo por vez, depois da ponte tem uma subida. Até o PC-3 de Ilópolis você vai enfrentar mais uma subida difícil e as demais não são tão longas e nem íngremes. Na chegada a Arvorezinha é só seguir as placas em direção a Ilópolis. A paisagem é bonita e compensa.
Depois do PC-3 não vai demorar para a chegada na entrada de Anta Gorda, mas é só seguir. Você estará no local de maior altitude do brevet, 655 metros. Uma subida de 1 km e logo depois tem 5 km de decida, mas é bom ter cuidado com as curvas. O asfalto é áspero e o acostamento em alguns locais não existe, mas o transito de veículos e pouco. No final da decida você vai estar chegando na entrada de Dr Ricardo, mais alguns quilômetros e tem mais uma decida de 4,7 km com declive realmente acentuado e curvas perigosas. Logo depois do final da decida você chega a ponte sobre o Rio Jacare e o local é bonito, vale até uma paradinha para ver o rio embaixo da ponte a ao lado do Moinho.
Não demora e logo depois de uma ponte você encontra uma igreja, posto de combustível e algumas lombadas. Assim que você avistar pedale na ciclovia localizada ao lado direito da estrada, o asfalto é novo e bom e na estrada o acostamento quase não existe. O PC-4 no Hotel Hengu, não esta longe e fica a poucos metros em frente, depois do final da ciclovia.
Depois do PC-4 do Hotel Hengu deverá ser a parte mais difícil de superar do brevet. Serão vários km de subidas, algumas decidas, até o PC-5 de Dois Lajeados. Saindo do Hotel tem que seguir em direção a esquerda para Muçum/ Dois Lajeados/ Guaporé. Depois de um poco a descer vai iniciar a subida até a localidade de Pinheirinho, local onde existe a tenda Botassoli local tradicional do PC do brevet de 200 km de Lajeado, mas deverá ser noite. Desce e depois da ponte sobre o Rio Guaporé tem a entrada para a cidade de Muçum.
Em Muçum tem um trecho com opção:
1- seguir no asfalto e enfrentar mais uma subida e decida para chegar do outro lado na outra entrada para Muçum na mesma altitude. Não tem perdida é só seguir em frente;
2- entrar para Muçum e seguir na principal, sem seguir a direita, até encontrar a outra saída para a rodovia. Você pode ter que enfrentar alguns metros de paralelepípedos, mas não encontra subida. Muçum é um peixe de água doce com o mesmo formato de uma cobra. A cidade de Muçum esta localidade entre o Rio Taquari e o morro. Morro de um lado e rio do outro, se observar não tem muita opção de se perder.
De qualquer forma, ou caminho escolhido, depois da segunda entrada para Muçum inicia a subida. Muçum tem pouca altitude e Dois Lajeados – local do PC-5 fica a mais de 500 metros. No caminho algumas decidas. A estrada tem acostamento mais largo. Chegando no trevo de entrada a Dois Lajeados é preciso seguir em frente por mais 2,3 km e logo depois do Posto Br fica o Hotel Giacomin, local do Pc-5.
Depois do PC-5 é o retorno até o Hotel Hengu, local do PC-6 e este percurso deverá ser mais rápido, mas deve-se ter cuidado.
Depois do PC-6 localizado no Hotel Hengu o percurso é em direção a Lajeado e depois Venâncio Aires. No Hotel Solar, mesmo local da largada, o participante deverá assinar a planilha na recepção e anotar o horário de chegada e saída. O percurso depois do PC-6 é mais critico em relação às possibilidades de abastecimento na madrugada.
Depois do Hotel Solar será o ultimo trecho do brevet. O percurso é mais conhecido e já utilizado em diversos brevets no RS, quase dispensa comentários, mas é bem mais plano do que as demais etapas. Saída do hotel em direção a Santa Cruz do Sul. Na localidade de Pinheiral, depois do pedágio, tem que seguir a esquerda em direção a Passo do Sobrado/ Vale Verde/ General Camara. O tradicional PA do Pesque e Pague Panorama poderá funcionar na madrugada, mas iremos combinar/ encomendar o lanche se for preciso. O PC de General Camara será no Posto ABS 24h. Na madrugada, se for o caso, o participante deverá pegar a assinatura do frentista do posto.
O perigo do ultimo trecho será nos últimos quilômetros, antes da chegada na RSt 287, pois o transito de veículos é grande no domingo a tarde e a estrada possui trechos sem acostamento.
Em breve mais informações.