sábado, 31 de outubro de 2009

REGULAMENTO dos BREVETS RANDONNEURS MUNDIAIS (BRM)

REGULAMENTO dos BREVETS RANDONNEURS MUNDIAIS (BRM)
de 200 km à 1000 km

Artigo 1 : Somente o Audax Club Parisien pode realizar a homologação em todo mundo. Cada brevet realizado depois de 1921 é registrado sob um numero de homologação atribuído por ordem cronológica de recebimento.

Artigo 2 : estes brevets são abertos a todo randonneur* membro ou não de um clube, de uma sociedade ou de uma federação qualquer e coberto por uma apólice de seguro. Os menores são aceitos com a condição que apresentem uma autorização do responsável que isente a responsabilidade do Audax Club Parisien e das sociedades organizadoras, um atestado médico de aptidão física com menos de 6 meses deve ser apresentado. As informações e regulamento específico de cada organização devem ser consultados no momento da inscrição de cada brevet.
Todos os veículos são admitidas com a condição que sejam movidos somente com o uso da força muscular.

Artigo 3 : Para efetuar um brevet*, cada randonneur deve preencher um boletim de inscrição e obter seu direito de participação com um organizador.

Artigo 4 : Cada participante deve estar assegurado por um seguro de responsabilidade civil, seja por intermédio de sua federação, seu organizador local, ou por um seguro pessoal (atenção, a maior parte dos seguros multirriscos não cobrem os aderentes que participem de provas organizadas e pagas). Para poder fazer a inscrição na prova deve preencher um atestado mencionando claramente a cobertura do seguro, ou um atestado fazendo fé. Se o organizador não disponibilizar a subscrição de um seguro coletivo na largada de seu brevet, ele poderá recusar a inscrição dos não segurados.

Artigo 5 : Cada participante é considerado como estando em uma excursão individual, ele deve respeitar o código de transito e todas as sinalizações oficiais.
O Audax Club Parisien, as sociedades organizadoras, o representante ACP e sua associação de referencia, não podem, em caso algum, serem considerados responsáveis por acidentes que poderão acontecer durante um brevet.

Artigo 6 : Para a circulação de noite, os veículos deverão estar munidos de faróis dianteiros e traseiro solidamente fixados e em constante estado de funcionamento ( previsão de lâmpadas de substituição; um duplo farol é aconselhável).
A lâmpada traseira de pisca é proibida.
Os organizadores proibirão a largada de todo o participante cujo qual a iluminação não esteja de acordo. Cada participante é obrigado a ligar a iluminação a partir do inicio da noite, e ainda, a todo momento em que a visibilidade não for suficiente(chuva, nevoeiro, ...); mesmo em grupo, cada um deve ter a sua iluminação. De noite, as vestimentas claras e refletivas são recomendadas e o uso de um colete, ou tiras refletivas é obrigatório.
Toda a infração a estas medidas, constatadas durante um controle, provocara a não homologação do brevet.

Artigo 7 : Cada participante deve fornecer ele mesmo todas as suas demandas para a realização de seu brevet. Nenhum serviço organizado de instrutores, apoios, sinalizadores com viatura seguindo o ciclista, é autorizado sobre o percurso entre os pontos de controle. Os participantes que infringirem este artigo serão eliminados sem apelação.
Se na largada de um brevet, um grupo é formado voluntariamente pela organização, o andamento é livre, os randonneurs tem o direito absoluto de deixar este grupo a todo o momento. Nenhum randonneur poderá prevalecer-se de gerir um grupo. Os sinais distintivos ( abraçadeiras, camisas, etc..) e os títulos (por exemplo : capitão de rota) não são autorizados. O tamanho dos grupos deverá ser conforme a legislação em vigor no âmbito de cada brevet, sem enquadramentos.
Cada participante deve ter comportamento e atitudes corretas.



Artigo 8 : Cada participante recebera na largada uma carta de rota* ( leia passaporte) e um itinerário sobre o qual figuram um conjunto de nomes de lugares de controle onde o participante deverá obrigatoriamente fazer pontuar este passaporte.
Os organizadores podem igualmente prever um ou mais controles secretos, por esta razão, e por exigências do seguro, o participante deve respeitar o itinerário que lhe será entregue na largada.
Os organizadores derem obrigatoriamente utilizar os mapas criadas com a atenção do AUDAX CLUB PARISIEN ou os mapas propostos pelo representante ACP da zona geográfica e aprovadas pelo AUDAX CLUB PARISIEN.

Artigo 9- Na falta de controle preciso designado pelos organizadores, o randonneur deverá fazer fixar um carimbo que tenha o nome da localidade deste controle (comercio, estação de serviço, ...). Em caso da impossibilidade de obter este carimbo (controle de noite), o randonneur poderá :
1) enviar uma carta postal ao responsável da organização(indicando lugar, dia e hora de passagem, sobrenome, nome , clube) e escrever no espaço do controle do passaporte "CP", o dia e a hora da postagem.
2) Responder sobre o passaporte uma questão sobre um ponto especifico do lugar de controle. A opção definida é a descrição do organizador, controle por controle.
Em cada controle, à hora de passagem deve ser mencionada, ainda o dia para os brevets de mais de 24 horas.
Um carimbo em falta, uma hora de passagem não mencionada ou a perda da passaporte (a qualquer distancia que seja) provoca a não homologação do brevet. Cada participante é responsável por controlar o seu passaporte.

Artigo 10 : os prazos para concluir cada brevet são em função da distancia:
13h30 (200km);
20h (300km);
27h (400km);
40h (600km);
75h (1000km).
A passagem em cada controle deverá ser efetuada entre uma hora "de abertura" e uma hora "de fechamento" mencionados no passaporte, calculadas com as medias extremas de 15 e 30 km/h para os controles até o 600km, de 13,5 à 30 km/h entre 600 e 1000 km.
Se um randonneur chega a um ponto de controle atrasado, o organizador poderá lhe permitir de continuar se o seu atraso é devido a um eventual imprevisto e independente da vontade do randonneur, como uma parada para ajudar quando em um acidente ou uma estrada fechada. Um problema mecânico, o cansaço a falta de forma física, fome, etc não poderão ser razão válida de atraso.
Fora dos casos precedentes, o randonneur deverá respeitar as tabelas horárias intermediárias, sob pena de não homologação de seu brevet, mesmo se este é efetuado dentro do tempo limite total.

Artigo 11 : Qualquer fraude provocara a exclusão do participante de todas as organizações do Audax Club Parisien.

Artigo 12 : na chegada, cada participante deverá assinar o passaporte e a entregar ao organizador. Ela lhe será devolvida após a homologação. Não será emitida cópia deste documento em caso de perda.
Estes brevets não são competições e não comportam classificação.
Uma medalha especial poderá ser adquirida pelo participante assim que seu brevet tenha sido homologado. Ele deverá fazer o pedido e pagar o valor na entrega da sua carta na chegada.

Artigo 13 : as medalhas que atestam o sucesso do brevet são na cor bronze (200km), amarelada (300km), vermelha (400km), dourada (600km) e cobre (1000km). Os modelos mudam, em principio, no ano após a PBP. Os preços das medalhas são indicados pelos organizadores dos brevets.
Super Randonneur : Distinção que reconhece a todo randonneur, após completar no mesmo ano, a série dos brevets 200, 300, 400 e 600 km. Uma medalha, mencionando esta distinção, será emitida ao randonneur, que realizar o pedido ao seu clube organizador dos brevets fornecendo-lhe os números dos brevets e pagando o valor desta medalha.

Artigo 14 : Um participante não pode efetuar uma outra prova quilométrica sob toda ou parte do percurso de um Brevet de Randonneurs Mondiaux.

Artigo 15 : Todos os detalhes referente aos BRM em uma zona geográfica, como jogos, classificações, lembranças, desafios, etc, tanto para os randonneurs considerados individualmente, ou por clubes, são exclusivamente de competência do representante ACP e de sua associação de referencia.

Artigo 16 : os brevets BRM dos organizadores, (associações ou outros) só poderão constar no calendário ACP, em sua zona geográfica de origem, quaisquer que sejam os lugares de largada efetivos e as associações onde seus membros sejam filiados. Os organizadores deverão obrigatoriamente utilizar os mapas de sua zona geográfica de origem. Um organizador ( em particular um clube de fronteira) poderá aparecer uma segunda vezes no calendário ACP como « organizador aparentado » em uma outra zona geográfica alem da de origem, com o acordo do representante ACP desta zona geográfica, todos tendo como obrigação formal de aplicar a primeira linha do presente artigo.

Artigo 17 : participando de um brevet BRM, os randonneurs aceitam a publicação de sua identidade e do tempo realizado nos resultados publicados pelos organizadores. Em caso algum a sua identidade poderá ser utilizada para fins comerciais ou ser utilizada por terceiros com este objetivo.

Artigo 18 : O fato de haver se inscrito e largado em um brevet implica, na parte do interessado, a aceitação sem restrições do presente regulamento. Qualquer queixa, ou reclamação, por qualquer motivo que seja, deverá sem expressa por escrito e enviado, nas 48 horas seguintes a prova, ao organizador que a examinara e a transmitirá com seus avisos ao responsável ACP (França) ou ao representante ACP (fora da França) para exame antes da decisão.

Artigo 19 : Em caso de apelação do interessado o processo será enviado ao Comitê Diretor do ACP com os avisos e motivos do organizador e do representante ACP. O Comitê Direto do ACP regulara, sem apelação de nenhuma espécie, os casos apresentados bem como os litígios em que este regulamento tenha sido omisso.

Fonte: http://www.audax-club-parisien.com/
Tradução: Luiz Maganini Faccin – outubro de 2008

Regulamento Randonneurs Brasil

1- O regulamento dos Brevets Randonneurs Mundiais é o regulamento válido para todos os Brevets Randonneurs Mundiais organizados no Brasil, e somente para estes, que estão definidos no calendário anual dos Brevets do Audax Club Parisien e Randonneurs Brasil.
2- È obrigação de cada organizador, conhecer, divulgar e exigir a obediência do regulamento dos BRM.
3- Cada organizador deve redigir e publicar o regulamento especifico para cada brevets que organiza. Neste regulamento especifico deve definir itens adicionais que sejam necessários para, a segurança, melhor organização do evento e em cumprimento a regras e determinações de autoridades locais.
Sugestões de itens e serem definidos no regulamento especifico:
- Uso obrigatório de capacete;
- Uso obrigatório de colete refletivo especifico, ou de melhor qualidade;
- Uso obrigatório de dois faróis;
- Obrigação de apresentação de cobertor de emergência e pilha reserva;
- Obrigação de apresentação de atestado médico de aptidão física;
- Permissão ou proibição de participação de menores de idade;
- Obrigatoriedade de apresentação de seguro e plano de saúde;
- Limite máximo de participantes no brevet;
- Regras de conduta e andamento na pista sujeitas à desclassificação. Exemplos: andar na contra mão, pedalar em cima da pista, jogar lixo na rodovia, atitudes e comportamentos que coloquem em risco a própria integridade física, ou dos demais randonneurs participantes.
- Lista de infrações sujeitas a desclassificação ( não homologação do tempo do ciclista, ou retirada do passaporte durante o brevet);
- Outras exigências dos órgãos de segurança e responsáveis pela rodovia.
4- Cada organização deve divulgar o calendário anual dos BRM e é responsável por indicar qual série o brevet que está sendo organizado faz parte;
5- Cada organização deve divulgar as homologações dos brevets realizados, para que estejam disponíveis aos brevetados até o final da série do ano seguinte.


Outras definições:

Randonneur= pessoa que participa de eventos de longa distancia não competitivos. Passeador de longa distancia. O termo usado e conhecido mundialmente é este. A palavra é de origem francesa.
Não necessariamente precisa ser um ciclista.

Carta de Rota= no caso do Brasil o nome utilizado é Passaporte. Em muitos países se utiliza o próprio mapa como passaporte para ir colocando os carimbos de passagens nos PCs.

Brevet= titulo, diploma, permite ao titular exercer certas funções e ter certos direitos.

Brevet Randonneurs Mundiais ( BRM)= representam os estágios de qualificação que dá ao brevetado o direito de participar do brevet seguinte da série dos BRM ( 200, 300, 400, 600 e 1000km). Não existe qualificação para o brevet de 200 km. Para participar do brevet de 300 km o randonneur deve ter concluído, na mesma série, o brevet de 200 km. O brevet de 300 km é classificatório para o brevet de 400km. O brevet de 400 km é classificatório para o de 600km. O brevet de 600 km é classificatório para o brevet de 1000km.
Os brevets de 1200 km ou mais, apresentam regulamentos específicos que, via de regra, exigem a conclusão do brevet de 600km na mesma série, para a participação.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ranking ACP de clubes organizadores

Todos os anos o Clube Audax Paris divulga a classificação dos clubes organizadores de Brevets Randonneurs Mundiais. Esta classificação é feita no final de outubro de cada ano, mas a divulgação no site é demorada.
Para fazer a pontuação, cada homologação realizada recebe uma pontuação. Também existe distinção entre os clubes que organizam mais brevets da série. O clube que organiza mais brevets e que faz mais pontos, sobre na classificação.
Também é feita a classificação dos países.
No site Randonneurs Brasil estão divulgadas algumas informações a respeito:

Classificação mundial dos clubes brasileiros em 2008
Veja Aqui!

Pontuação dos clubes brasileiros em 2009.
Veja Aqui!

Classificação dos clubes brasileiros em 2009.
Veja Aqui!

Em 2009 o Brasil deverá ficar na quinta posição mundial entre os países organizadores

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ranking Randonneurs Brasil

O Carlos Kieling, ver Audax Lajeado= http://audaxlajeado.blogspot.com/ , é conhecido por fazer as estatísticas dos brevets pedalados desde 2004 no RS.

A algum tempo surgiu o ranking criado pelo pessoal do Grupo Ciclismo de Longa Distancia http://ciclismodelongadistancia.blogspot.com/ ver Rogério Bernardes= http://diariodoescriba.blogspot.com/

Para participar do Ranking o ciclista precisa:
1-Pedalar algum brevet Audax UAF ou ACP.
2-Fazer inscrição no grupo Ciclismo de Longa Distancia http://br.groups.yahoo.com/group/Ciclismo_de_Longa_Distancia/
3-Enviar por e-mail a lista com informações de todos os brevets que completou. Valem brevets a partir de 2007.

Para ver o Ranking clique Aqui!


A organização destes Rankings é legal porque:
- Estimula o ciclista, de forma saudável, a participar de mais brevets e a pedalar mais;
- Informa um histórico de quantos brevets já fez;
- Da uma noção de Distancia Percorrida.

Participe!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mais do que Randonneur 5000

Na postagem anterior está o meu pedido de Randonneur 5000.
Tive várias dificuldades para conseguir completar todos estes brevets e também para conseguir todas as homologações. No dia 15, eu consegui a homologação da fleche a ultima que faltava. No dia 16 completei o pedido com todas as homologações e informações e enviei.
Para conseguir completar o pedido tive que prestar a atenção em alguns erros cometidos no envio dos arquivos para homologar, mas isto é assunto para outro blog.
O que acho triste é que, só consegui enviar este pedido, depois de estar trabalhando como correspondente ACP para o Brasil. Isto não é correto, pois temos que estar mais organizados, para que erros de organizadores, não prejudiquem ainda mais os ciclistas.

Depois de enviar o pedido resolvi anotar algumas informações:
Levei 874 dias, pedalei 9087 km para conseguir completar este pedido com uma média de 10 km (brevetados) por dia.
Se a fleche não fosse homologada, eu teria que esperar mais 243 dias para pedalar os 360 km em 24 horas novamente.
A soma do tempo total de todos os brevets homologados que pedalei é de 648 horas e 30 minutos, o equivalente a 27 dias seguidos de brevets.
Não sei, não calculei, e nem quero pensar, quanto custou a participação em todos estes brevets.


Hoje ( 20/10/2009) a noite recebi o seguinte e-mail:

Bonjour Monsieur Faccin,

j'ai bien reçu votre demande de randonneur 5000. c'est bien, vous avez fait beaucoup de kilomètres, nous n'en demandons pas tant, il faut 5000 km au total (200+300+400+600+1000+PBP+ Flèche+ complément pour arriver à 5000km).
Votre demande est acceptée.
Tradução:

Bom dia Sr Faccin

Eu recebi o vosso pedido de Randonneur 5000. Está bem, vós haveis feito muitos quilômetros, nós não pedimos tanto, é necessário 5000 km no total ( 200+300+400+600+1000+PBP+Fleche+ complemento para chegar a 5000km)

Vosso pedido está aceito.

No continuação do mail:
Não precisa me enviar fotocópias de documentos, nós temos os números das homologações nos fichários, nada de Coupons Rèponse e nada de envelope. Jean vai lhe enviar a fatura em dezembro com as despesas de envio.

E agora? Pedalei demais!

Agora, acho que teremos que arrastar o Monsieur Brack e o Monsieur Dewaelle até o brevet 1000 km de 2010 e até a mesma conquista!

A Lidiane deve estar se questionando, conforme ela me disse: O que eu quero saber de Randonneur 5000? Resposta: Lidiane, você já tem um brevet 1000 km, ou seja, já tem uma série até 1000km ( 200+300+400+600+1000= 2500 km). Em 2010 você poderá ser convidada a participar de alguma equipe para pedalar a flèche, 360 km em 24h, não vai ser impossível. Em 2011 você já me disse que quer pedalar o Paris Brest Paris, se você continuar evoluindo, não será impossível.
Minha amiga especial Lidiane, você poderá ser uma ciclista Randonneur 5000 em 2011. Entendeu?


Vou ficar feliz em receber a placa, certificado e medalha de Randonneur 5000, mas também vou ficar feliz em ter vários amigos com uma conquista igual.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

NBA?Chique?

Bom dia Capitão Farrapos!
Nosso NBA.

Fiquei intrigado por todos falarem com muito orgulho que o Tom
Rosembauer era RBA, então perguntei a um casal de voluntários
que me levou de Lamar de volta Quakertown, que disseram: Regional
Brevet Administrator - e comentaram, nome muito "chique " para uma
função onde não se ganha nada.

Ai me lembrei que você agora é mais importante ainda, você é o nosso
Administrador Nacional de Brevets, legitimado NBA.
Rogério Bernardes


Oi Rogerban!

Realmente não sei se é chique. Acredito que não sou NBA, mas apenas correspondente.
Sei que é uma função que não se ganha financeiramente nada, mas se tiver o reconhecimento dos amigos já vou me considerar rico e chique.
Valeu!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Tentando organizar as coisas!

Quando iniciei este blog, pretendia usa-lo apenas para divulgar as informações dos brevets de Santa Cruz do Sul.
Depois divulguei algumas dicas, informações do Colorado Last Chance 2008, traduções de regulamentos e dai as postagens foram deslizando.

Também crie o Blog Audax Brésil que é exclusivo com informações referente aos brevets Audax da União dos Audax Franceses, ou seja, para os brevets pedalados em grupo e com uma média pedalada de 22,5 km/h. Bom, é importante lembrar que esta modalidade já tem calendário para 2010 definido.

Depois do brevets Farrapos 1000 km e do brevet Audax-UAF de 200 km, pensei em me preocupar apenas com o meu pedido da medalha de Randonneur 5000.
Quando penso em ter um descanso, descubro que mais trabalho me espera.
Assumi a correspondência com o Audax Club Parisien (ACP) no dia 28 de setembro, com calendário em atraso para ser elaborado e com apenas 5 brevet, dos 27 marcados no calendário de 2009, homologados.

Desde 2004 sofremos prejuízos devido a desorganização da modalidade aqui no Brasil. Agora que assumi, não vai ser em duas semanas que vou conseguir acertar tudo o que é preciso, mas não vou desistir tão facilmente.

E agora o que está mudando?
Criei mais um blog e este tem a finalidade de divulgar apenas as questões relativas a organização dos brevets ACP ( Audax Club Parisien).
Visite o blog Randonneurs-brasil Clicando Aqui! e já veja algumas informações sobre as homologações dos brevets de 2009.

O que pretendo fazer?
Deixar tudo o mais transparente possivel, tanto para os organizadores, como para os ciclistas participantes de brevets.
Vou contar com a ajuda de outros organizadores e voluntários, iremos tentar montar um site de referência para consulta de todas as informações, homologações, regulamentos, referêntes aos brevets ACP.

Vou demorar bastante tempo para conseguir organizar tudo.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Homologação brevet 200 km Santa Cruz do Sul

Homologações do brevet 200 km de Santa Cruz do Sul
Brevet realizado dia 30 de novembro de 2008 e valido para a série 2009
Diretor de prova: Marco A. Valim

Participação brasileira em brevets de 1200 km

domingo, 4 de outubro de 2009

sábado, 3 de outubro de 2009

Endless Mountains ainda não terminou!

Buenas Randoneiros do Brasil!

Infelizmente as noticias por aqui não são tão boas, apos quase 700 kms, desisti de continuar no EM 1240, ate agora não consegui juntar o quebra-cabeça que me
fez desistir, foi um misto de muito sono, frio e fadiga.
Mas o que melhor descreve e mesmo a hipotermia.
O fato consolador e que esta foi minha primeira desistência (mais de 50 % da galera também não agüentouo tranco), ou seja, desisti em grande estilo, hahahaha.
Podem ter certeza, estou levando de volta muitas historias para contar, algum aprendizado para compartilhar e outras insanas amizades realizadas aqui na terra do Tio Sam.
Obrigado por todas boas vibrações que tenho recebido de vocês nestes últimos dias.
Estou ansioso para voltar a pedalar no bom e velho sol da nossa terrinha.

Cicloabracos do Roger Ban.

--------------------------------------------------------------------------

Desistir pode parecer coisa de fracos, mas o Endless Mountains não acabou ainda- ao menos até o momento deste post.
Gosto de comparar o desempenho com os ciclistas que estão no mesmo brevet e enfrentando as mesmas condições e dificuldades.

Vejam em: http://users.rcn.com/trosenbauer/EM_Track.pdf

Quando escrevi este texto apenas 23 ciclistas ainda estavam no Endless Mountains.
Se alguém não lembra, eram 49 ciclistas que estavam participando, ou seja, 26 estão fora.
Já escrevi outro texto sobre os desistentes:
Leia Aqui!

No brevet 1000 km, éramos inexperientes, mas o que dizer dos ciclistas do Endless Mountains. Será que são inexperientes? Veja os motivos das desistências neste brevet: Fadiga e Tempo são os principais.
Para min isto prova que as desistências dos brasileiros aconteceram em um brevet muito difícil.
Acompanhem até o final e confiram quantos destes 23 ciclistas ainda irão desistir.
Será que vai acontecer como no Farrapos 1000 km, quando depois do km 650 não houve mais desistências?

Continua...

Ass: Faccin

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sétimo brasileiro a concluir um brevet de 1200 km

Pedalando com -16C

Antes do Rogério Bernardes ir para o Endless Mountains eu escrevi para ele:
Quando você pensar em desistir, lembra que tem a vaga de sétimo brasileiro a concluir um brevet de 1200 km te esperando. Talvez isto te ajude como motivação.

Nesta quinta feira (01-10-2009) recebi o seguinte e-mail: Ler Aqui!

Fiquei sabendo que o Rogério havia comentado com,o Juan sobre este blog.
Segundo o Juan, o Rogerban, “estava bem feliz por ouvir uma pessoa falando português. Essas pequenas coisas fazem a diferença.”
Hoje dia 02, ficamos sabendo que o Rogério havia desistido do Endless Mountains.
Pensei: a sétima vaga vai continuar livre e neste ano não teremos nenhum brasileiro brevetado de 1200 km.
Descobri mesmo é que, se o Rogério concluísse o Endless, ele seria o oitavo brasileiro a concluir um 1200 km, pois o sétimo, ele havia encontrado, lá mesmo no controle de Hallstead.

Juan Pablo de Lima Costa Salazar é filho de pai Venezuelano e nasceu no Rio de Janeiro, antes de ir para os Estados Unidos fazer doutorado, morava em Florianópolis.
Pedalou o primeiro brevet em Novembro de 2008, um de 200km. Foi infectado pelo vírus da longa distancia, talvez melhor dizer randonneuring. Continuou andando no inverno lá no nordeste americano, fazendo um brevet de 200km todo mês, até abril. Nos finais de semana fazia trajetos de 150 milhas num frio de rachar os cocos (15F). Mas tudo valeu a pena quando completou o Shenandoah 1200K. Esse ano completou mais de 5000km em brevets e trabalhou como voluntário no brevet Endless Mountains e em outros eventos onde aprendeu bastante.

Gostaria também de conhecer outros brasileiros randonneurs e participar ativamente no desenvolvimento do esporte no Brasil.”


Blog:
http://www.cycloblogger.info/
Fotos:
http://picasaweb.google.com/jsalazar1978

Para saber mais:

http://shenandoah1200rider.blogspot.com/

http://www.shenandoah1200.com/

Ass:Faccin

Brasileiros fora do Endless Mountains

Triste escrever este titulo deste post.

O Henrique desistiu por dores musculares.
Rogério desistiu devido a fadiga, ao menos é o que está escrito na planilha do organizador.
Para quem está na torcida é triste, mas não podemos deixar de valorizar a participação dos dois brasileiros que estão de parabéns pela participação e esforço.

Devemos valorizar e aprender com as experiências.

Eu como torcedor e "comentarista" aprendi mais um pouco.

Com certeza vou aguardar o relato e as histórias dos brasileiros.

Os brevets são um desafio, mas também são uma brincadeira, onde quem desiste, também ganha, ganha em experiências, lembranças e historias para contar.

Não temos apenas motivos para estar triste:
- tive uma grata surpresa nesta cobertura do Endless Mountains- comento em breve;
- tenho a honra de ter um comentarista experiente aqui no blog. Com certeza vou encontrar mais trabalho para o Trevisan. Não adianta ir se despedindo assim tão rápido!
- temos mais brasileiros pedalando cada dia mais longe;


Vamos continuar girando os pedais.

Muito obrigado!
Ass:Faccin

Lamar Atualização da planilha de chegadas e saídas

Amigos, consultei a planilha publicado com os horários e chegadas e saidas dos PCs e verifiquei que o Roger Ban abandonou a prova. Vamos verificar o que aconteceu. Realmente pelos comentários e testemunhos da galera, a dificuldade da prova foi muito grande pelo clima, sem contar a altimetria que ja era esperada.

A planilha aqui: http://users.rcn.com/trosenbauer/EM_Track.pdf

Roger e Henrique voces foram bravos nessa participação no Endless Mountains.

Parabéns amigos!!!

Que a cada ano, a aparticipação nossa em provas como essa se torna comum.

Para mim, foi um prazer relatar o andamento de vcs aqui no Blog! Agradeço ao Faccin pela oportunidade de viver estas horas como colaborador do Blog AudaxSantaCruz.

ass: Trevisan

Lamar a Pine Grove

Todos os Ciclistas já chegaram em Lamar.
Alguns partiram cedo, mas a essa hora muitos ja estão na estrada novamente.

O Roger Ban chegou neste PC as 5:41 da manhã. Deve ficar algum tempo ali para se recuperar partir para a terceira etapa, rumo a Pine Grove.

Vamos enfrente e força para o nosso amigo!

ass: Trevisan

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Noticias de Canton - parte II

Realmente o dia parece ter sido muito difícil.

Em Lamar, depois do ciclista Henrik Olsen que é o mais rapido até o momento, outros grupos ja chegaram nesse controle quem tem opção de sono.

Os ciclistas pedalaram sob temperaturas próximas a 40°F (em torno de 4°C) na maior parte do dia.
Isso mesmo do dia!!!!
Mas quando aparecia o sol, se tornava mais agradável.

O voluntário Eric keller, acaba de chegar a Canton, onde ele havia ido buscar O Henrique Caldas e o Henrik Shoeder.
Parece que realmente o Henrique parou. veremos na confirmacao oficial logo mais.

Alguns comentários:
Micah disse: "hoje foi o dia mais dificil sobre a bike, Nao tinha vivido isso antes. Eu realmente estou feliz por gosto muito de desafios!!"

Chris G. disse: "houve chuva gelada ou quem sabe até mesmo Neve. Isso machuca! Ele também diz que era pouco confortável quando atingia 40 milhas por hora com essa situação."

Greg disse: o percurso é tao plano, onde estão as subidas?? (ironizando)

Randy M. também comentou como o percurso é tão plano??? (ironizando)

Ass: Trevisan

Noticias de Canton

Algumas baixas já começam a aparecer. A dificuldade para chegar em Lamar.
Henrik Schroeder teve problemas na bike apos uma escalada. Pelo que entendi, se retirou da prova.
Essa etapa (até Lamar) que eles estao passando é a mais dificil da prova e onde deve ser um divisor para os cliclistas optarem em continuar e persistir até o fim ou abandonar a prova.

Henrique Calda estava com muito fadiga muscular e pelo que entendi se retirou da prova.
Ainda vou esperar e ver o relatorio da passagem pelo controle para confirmar esta informação.

(..logo escrevo mais)

ass: Trevisan

A organização e o Endless

Organização e o Endless Mountains

Traduzindo um comentário do blog do Endless Mountains
Muitos dos ciclistas observaram quanto às marcações ao longo do curso dizendo que isto fez com que ficasse mais fácil navegar. Bill Olsen sugeriu que o GPS fosse proibido em favor do sistema de pintura branca sobre a pista (WPPS). Nós estaremos submetendo a sugestão a RUSA logo.




Gosto de observar estes detalhes da organização:
Em 2007 conversei com a Kayo Oliveira que me contou sobre o Boston Montreal Boston, onde o organizador usava este tipo de marcação na pista. Disse que era muito fácil se orientar durante o brevet.
Durante o brevet de 300 km, resolvi fazer um teste:-) fiz uma chapa com seta e o nome AUDAX e pintei as setas em 3 pontos deste brevet. Durante a reunião técnica do brevet avisei que os ciclistas poderiam encontrar algumas setas pintadas no chão. Fiquei no local que era durante o percurso noturno, observando os ciclistas.
Descobri algumas coisas interessantes o que confirmei durante outros brevets:
- os ciclistas olham pouco para o chão, talvez olhem apenas a procura de algum buraco. Ninguém viu a pintura que fiz mesmo sendo bem maior do que a da foto acima;
- os ciclistas não estão acostumados a olhar para placas. Acho que isto é muito cultural, talvez não sejamos acostumados a encontrar placas, muitas vezes elas estão erradas e nem sempre temos o costume de respeitá-las;
- em alguns locais, eu diria a maior parte das estradas do RS, o asfalto é de qualidade tão ruim que a pintura não fica visível. O asfalto esfarelado absorve a tinta. E também pode acontecer que com a primeira chuva, ou vento a pintura vai embora.
- o transito de veículos e a pista suja acaba com a pintura rapidamente.
- para pintar o asfalto é bom tomar cuidado com as concessionárias de pedágio que não irão gostar. Mesmo que você tenha autorização da policia pode estar afetando o domínio comercial do asfalto na via publica;
- para pintar o asfalto deve-se tomar cuidado para não ser atropelado!

Durante o brevet de 400 km deste ano pintei o asfalto no local do PC próximo a serra do Abranjo. O asfalto novo e o transito mais tranqüilo permitiram que a pintura durasse bastante tempo e fosse mais visível.
As duas experiências foram válidas.

Independente das durabilidade e visibilidade, o fato de pintar as setas na estrada, é no mínimo um grande trabalho da organização, no esforço de facilitar a vida para os ciclistas. Esforço este nem sempre reconhecido, mas isto já é outro assunto.

“Nós estaremos submetendo a sugestão a RUSA logo.”

Já que estou comentando sobre organização e comparando detalhes, na frase acima existe uma grande diferença entre a organização de lá e a daqui. Lá existe a RUSA, que é uma organização e demonstra ter alguma autoridade e alguma hierarquia que representa ser respeitada. Aqui, bom isto é algo mais complicado de analisar, melhor deixar para mais tarde.
O certo é que podemos aprender com as experiências dos outros.

Ass: Faccin

de Hallstead para Lamar - dia 2

Os ciclistas enfrentaram temperaturas mais baixas no início da manhã, por volta dos 40°F e algumas pancadas de chuva ao passarem pela região de Binghamton. Conforme os participantes direcionarem-se para sul e oeste, o tempo deverá melhorar- a previsão do tempo atual no local onde será o controle noturno (Lamar) é de sol e temperaturas amenas, por volta dos 50° F pela tarde.

Além do cansaço, eles terão pela frente diferenças de temperaturas. bota casaco, tira pernito, etc.

ps: não converti a temperatura, mas acho q 40 é em torno de 12-11graus Celsius.

vamos aguardar mais dados dos amigos Roger e Henrique para logo mais!

ass: Trevisan

Noticias enviadas por voluntário no Endless

Prezado Luiz Faccin,

Eu fui voluntário no controle de Hallstead ontem. Estava ansioso para conhecer os brasileiros Rogerio e Henrique. Inicialmente eu estava um pouco assustado, pois ouvi que o Henrique teve alguns problemas com a corrente da bicicleta. Os dois chegaram a 1:45 da manhã e saíram em torno das 4 da manhã. Conversei brevemente com ambos e apesar do pouco sono, eles estavam bem e prontos para o segundo dia. O tempo pela manhã não estava muito bom, uma combinação de frio e chuva. Mas a previsão para a tarde é melhor. Parece que vai dar até sol. Vamos torcer para que os dois continuem firme e fortes.

Quanto a mim, iniciei no ciclismo o ano passado e já fui de cara para esses eventos de longa distância. Esse ano completei o meu primeiro 1200K, o Shenandoah 2009. Dez dias depois fiz o Endless Mountains 1000K, que é muito semelhante ao trajeto que o Henrique e Rogerio estão fazendo. O primeiro dia é exatamente igual. No fim do ano estou voltando ao Brasil (Florianópolis) após 5 anos aqui estudando para o doutorado. Mal posso esperar para participar em eventos no Brasil.

Um abraço,
Juan

Voltar para o post:
Sétimo brasileiro a concluir um brevet de 1200 km

Endless Mountains Randonnée 1200k - informações parte II

O segundo dia inicia  com um terreno mais ameno, percorrendo a região fronteiriça com NY. Uma região bastante histórica e tradicional do EUA será percorrida.

Em seguida uma região de um cânion (Pine Creek Gorge) cercado por um riacho será escalada. Um trecho muito lindo, mas apresentando desafios aos ciclistas já cansados. Uma descida em caracol vem a seguir, mas logo os ciclistas enfrentaram a maior subida do dia ao entrarem na Floresta nacional da Pensilvânia.

A paisagem é realmente deslumbrante. Saindo da floresta, todos seguirão até a área da Universidade estadual para a segunda parada de controle noturna. Vamos aguardar mais notícias dos nosso amigos Roger Ban e henrique.


Canion Pine Creek Gorge

ass: Trevisan

Hallstead 208 milhas - primeira opção para dormir

Roger Ban e Henrique Caldas chegam em Hallstead, primeira opção de parada para dormir!
foram em torno de 333km em 21 horas. Sinal que a altimetria foi pesada para nossos amigos chegaram nesse controle.
Alguns ciclistas ja estão na estrada de novo, mas a maioria parou para descansar.



roger ban chegada no PC @ 01:15


 
Henrique chegada no PC @ 01:15

ass: Trevisan