domingo, 20 de setembro de 2009

Randonneur 5000 e a organização

Para conquistar a medalha de Randonneur 5000 o ciclista tem o prazo de 4 anos.
Um ciclista pode ter participado do seu primeiro brevet Randonneur do Clube Audax Paris agora no inicio de 2009. Em 2011 este ciclista poderá concluir o Paris Brest Paris e estar apto a enviar o pedido da medalha, contando com o saldo quilométrico acumulado nos brevets pedalados desde 2008.
Por exemplo: para completar o saldo quilométrico, o brevet 200 km, não homologado, de Lajeado em 2008, pode fazer falta para algum ciclista em 2011.
*Estou citando o exemplo do brevet de Lajeado, mas poderá acontecer com qualquer outro, melhor, com qualquer brevet não homologado.
*Lembro mais uma vez que a não homologação do brevet de Lajeado não é culpa do organizador.

Outra questão é a não divulgação das homologações que nem sempre estão disponível para consulta, ou são enviadas por e-mail para os participantes.
Com o advento da medalha de Randonneur 5000, a organização dos brevets no Brasil, terá que ser mais internacional e menos regional. Os “organizadores” devem ser mais organizados e as informações melhor divulgadas.

Pense no primeiro brevet que você pedalou. Agora procure o número da homologação deste brevet.

Alguns exemplos de desorganização:
Este blog:
alguns regulamentos do Audax Club Parisien só estão disponíveis aqui neste blog, mas deveriam estar disponíveis em um site organizado onde cada ciclista pudesse encontrar as informações básicas sobre os organizadores, estatísticas, regulamentos, homologações, calendário;

Calendário:
Com exceção do RS, neste ano de 2009, em todos os demais estados, tivemos brevets cancelados, ou com datas alteradas. Muitas destas alterações de datas aconteceu devido a um capricho do organizador. Brevets foram cancelados sem qualquer justificativa, ou mesmo com alguma desculpa esfarrapada em forma de justificativa.

Falta de conhecimento:
Por parte dos participantes, principalmente os novatos, é até normal. Por parte de pessoa que se diz organizadora de brevets, é imperdoável. Temos alguns organizadores que nem leram, ou entenderam, o regulamento.

Muitos dos problemas que eu aponto podem ser comuns mesmo nos brevets que eu organizo.
Não vou usar este espaço apenas para criticar, mas vou fazer também sugestões.

Estou inaugurando mais um marcador- organização e vou iniciar a postagem de informações e historias sobre a organização dos brevets.

Um comentário:

Edu disse...

Oi Faccin,
Tocou na ferida. Ótimo. Ajuda a categoria a evoluir. O desafio de organizar brevets bem organizados e dentro das regras no Brasil é grande. Há muito mais dificuldades do que facilidades. Por falar na importância da homologação. Já paguei os selos de 2008 e 2009 do Audax Rio, mas não obtive resposta do Costa. O que me sugere que eu faça?
Abraço