Objetivo deste texto é estimular o pensamento a respeito
do transito e da cidade, sem intenção de ser conclusivo ou definitivo.
Consultar/ estabelecer e divulgar as regras
para uso das ciclovias.
Quem e quando pode utilizar a ciclovia.
Pesquisar
o Transporte Ativo
Legislação Municipal no Rio de Janeiro. Lei Nº 14.483, de
27 de DEZEMBRO de1995. REGULAMENTA A UTILIZAÇÃO DE CICLOVIAS E CICLOFAIXAS
(http://transporteativo.org.br/ta/?page_id=384)
Pedestre
caminhando= calçada
Corredor=
ciclovia
Bike
elétrica (homologada)= ciclovia
Skatista
em movimento= ciclovia
Skatista
e ciclista caminhando= calçada
·
Vai ser necessário investir em educação para
o transito, inclusive dos ciclistas na ciclo faixa.
Ciclo faixa apenas para domingos e feriados,
principalmente na área central da cidade quando o número de veículos estacionados
é reduzido. Alguns exemplos são Porto Alegre, Curitiba, Garibaldi e Bento Gonçalves.
Opção de utilização de corredores de ônibus e outros espaços públicos para esta
finalidade;
Calçada compartilhada.
Onde não existe espaço para ciclovia/ ciclo faixa a
calçada é dividida com uma linha longitudinal divisória do espaço reservado
para pedestres e o definido para ciclistas. Utiliza espaço que já está disponível
e nem sempre sendo utilizado. Ver
experiência negativa da ciclovia do lago dourado onde existe desrespeito de
muitos ciclistas e também de pedestres;
Novamente lembrar da educação para o transito.
Parques e espaços público/ privados para o
uso como ciclismo
Definição com regulamentação para uso de espaços por
ciclistas. Exemplos são Campus UNISC, Parque da Gruta, Parque Europa;
Bicicletarios próximo a ciclovias, locais públicos
Instalação de mais bicicletarios e incentivar a instalação
destes em empresas;
Ciclovias ligando cidades
Ciclovias de ligação entre as cidades de Santa Cruz do
Sul, Vera Cruz e Sinimbu seria uma boa oportunidade de incentivar o uso da
bicicleta, comercio no interior, Rota do Rio Pardinho e o turismo/ cultura
local.
Incentivar o aluguel de bicicletas
Possibilitar que turistas e mesmo moradores locais possam
utilizar a bicicleta como meio de transporte e ciclo turismo.
Roteiros de Ciclo turismo regional
Criação de roteiro de ciclo turismo com mapa,
indicações, opções de parada, aluguel de bicicletas e hospedagem para ciclistas
e turistas que queiram conhecer as belezas da região com a uso da bicicleta. Vale
lembrar que a bicicleta é com certeza um meio mais ecológico de transporte e
que permite uma maior contato com a cultura local. Roteiros que conectem
trechos de beleza natural cultural dos municípios próximos.
Para
refletir
Ciclovia é um local seguro?
Ciclovia nem sempre é sinônimo de segurança. Atenção nas
esquinas! A Falsa sensação de segurança, ou de estar em local seguro, pode
levar ao descuido. Exemplos são alguns casos de atropelamento de ciclistas na
ciclovia e inclusive ciclista colidindo com ciclista na ciclovia. Importante a
observação do estado de manutenção e conservação das ciclovias, a inclinação
falta de manutenção e limpeza e o uso de tinta escorregadia para a pintura de
ciclovias é um agravante. Algumas vezes a ciclovia representa ser um espaço
destinado a cavar buracos sem afetar o transito de veículos automotores.
Circulação de algum lugar até outro
Para ser uma opção de locomoção a ciclovia precisa ser
opção de chegar algum lugar. Necessário interligar as ciclovias do Distrito
Industrial com rua Barão do Arroio Grande, Paul Harris, UNISC, Rodoviária,
Centro e Linha Santa Cruz;
Divisão do Espaço Publico
Dividir o espaço público em faixas, corredores de
ônibus, estacionamento, calçadas, faixa da direita e esquerda. Sentimento de
propriedade onde cada um é dono do seu espaço reservado em contra partida ao
sentimento de compartilhamento onde todos usufruem o mesmo espaço. Opção de
divisão/reserva do espaço deve chegar a falta deste espaço. A opção de
compartilhamento só é possível com educação e respeito. Isto vale para outros
setores da sociedade.
Cidade planejada para todos
Só encontraremos exemplos em países de primeiro mundo.
Na Alemanha por exemplo é possível encontrar locais onde estradas, pontes e
viadutos foram planejados também para ciclistas e pedestres. Construção de viadutos,
tuneis, faixas e passarelas que permitam o movimentação de ciclistas da mesma
maneira do que os veículos movidos a motor em muitos casos sem um interferir na
circulação do outro.
Aqui isto seria um sonho que implica em uma mudança de
comportamento que precisa estar mais focado no bem público e não apenas na
propriedade do espaço.
Utilizar o espaço público, sobre os arroios canalizados
com recursos públicos, para a função pública com ciclovias e faixas para
pedestres.
O
que falta para mais ciclovias
Levando-se em consideração que o custo para a construção
de uma ciclofaixa/ ciclovia, se comparado a outras opções, é relativamente
pequeno, o que falta para termos mais ciclovias?
Com vontade política e conhecimento;
limitações do espaço físico e da verba pública,
não serão impedimentos;
Escrito
por Luiz Maganini Faccin
Santa
Cruz do Sul, RS
Janeiro
de 2019
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