domingo, 19 de maio de 2013

Noticias do brevet 600km- Randonneur Rápido e Lento



O brevet de 600km 2013 Santa Ciclismo é um brevet Zero, ou seja, sem estrutura de organização na estrada e inclusive sem cobrança de inscrição, em percurso difícil e com clima frio e chuvoso. 
BRM e Audax é um desafio de longa distancia não competitivo, ou seja, um desafio pessoal onde  a maior satisfação é saber que venceu as dificuldades, os próprios limites. Não existe premiação extra e nem classificação a não ser  a de ter completado o desafio, ou não. Para quem já completou 600km várias vezes a satisfação pessoal será maior se ele completar um brevet em um local diferente, compartilhando os momentos bons e ruins com amigos, em um percurso mais difícil, com clima pior, ou em um tempo melhor,  superando o melhor tempo já realizado. Tem certo sabor de masoquismo, mas é mais a sensação de superar os obstáculos e aprender a valorizar cada momento bom. 

Um simples café na madrugada, um vento a favor, um gole se suco, uma brisa fresca, ou um local quente, um prato de comida, podem ser coisas maravilhosas que só valorizamos quando sentimos realmente a falta. A alegria pode estar em coisas ridículas para o olhar do “ser normal”, digo do espectador sedentário noveleiro, futebolístico, facebookeiro...

No regulamento Fleche Velócio do Clube Audax Paris, que é utilizado na França existe algumas premiações especiais. Uma destas premiações é a Challenge  A.C.P. que  premia a equipe com a maior distancia percorrida em uma Fleche 24h no ano. (http://randonneursbrasil.com.br/regulamentos/5-regulamento-fleche-velocio). Algum ano li nos resultados que a equipe premiada havia pedalado em 24h o percurso de Paris Até Brest, ou seja 608 km.  Uma distancia considerável e difícil para ser pedalada em 24h por uma equipe sem apoio.
Agora no brevet 600km do Santa Ciclismo uma dupla de ciclistas randonneurs, completou os 602 km deste brevet, que pode ser considerado mais difícil do que ir de Paris a Brest, em 25 horas e 25 minutos. Acredito ser o recorde nacional para o tempo de um brevet de 600km, mas este resultado ainda é extra oficial pois os comprovantes de passagens nos locais ainda serão confirmados, o que não tenho dúvida que serão.

Enquanto muitos estão na estrada enfrentando e a chuva a dupla esta descansando desta às 4:55 da madrugada.
Podem alguém vir com o velho discurso, conforme já escrito acima, que a modalidade não é competição, ou que o valor é o mesmo para quem completar os 600km em 40 horas etc. O que é inegável é que, andar rápido, observando as regras e cuidados e de forma planejada,  dá inúmeras vantagens ao Randonneur se comparado com as situações que podem ser enfrentadas por um Randonneur lento.
 O Randonneur Lento geralmente tem a opção de aprender e enfrentar as dificuldades para vencê-las.
O Randonneur Rápido muitas vezes tem as opções do lento, mais algumas opções de escolha. Entre as escolhas do Randonneur Rápido pode estar inclusive a de andar lento se isto for considerado mais seguro, divertido...
Acredito que alguns randonneurs brasileiros estão chegando no mesmo nível dos melhores randonneurs do primeiro mundo, entre estes, não vou citar mais nomes, com certeza estão o Nilson Ricardo Macedo e Janio Vicente Rossa.

 
Olha a bela foto do pessoal de Floripa.



3 comentários:

Carlos Polesello disse...

Puxa.... fazer 602 km em 25:25 horas dá a média de 23,68 km/h, o que é altissima para um 600 km, ainda mais nestas condições. Um 600 é baseado em 15 km/h. Isso dá mais ou menos 12:43 horas para fazer cada 301 km que já é muito pouco tempo para um 300 km. Se foi assim mesmo, parabéns a eles...!

Luiz M. Faccin disse...

OI Carlos
607 km em 25h e 25 minutos
Confirmado!

Carlos Polesello disse...

Caracas..... isso é muito bom...! Vamos mandar entes para o RAAM.