segunda-feira, 18 de junho de 2012

Por que selim Brooks?


Sugiro a leitura do texto anterior sobre o assunto:

Os selins de couro se moldam a anatomia do ciclista. Significa que quando você estiver utilizando um se selim amaciado ( por você) o teu peso será distribuído em uma área maior em cima do selim e não estará apenas “ esmagando” o músculo e pele contra os ísquios.
O couro é fixado na parte frontal e traseira do selim e na parte intermediária ele sede ficando confortável.
É um selim resistente e durável.
Devido  a estas três características este tipo de selim de couro é o mais indicado para ciclo turismo e desafios ciclísticos de longa distancia Audax, Randonneur e similares.

É um selim bonito, estiloso  e com visual retro. Pode ser difícil acreditar que um selim fabricado da mesma maneira a mais de 100 anos, seja mais confortável do que um moderno e com todo tipo de tecnologia atual.
Qual o modelo de selim?
É a dúvida principal para quem pretende comprar o primeiro. Primeiro é necessário ver algumas características, já que são vários modelos, nem sempre é fácil diferenciar e pode ser que nem todo detalhe seja fundamental para a escolha.
Características do selins Brooks
Lateral raspada
A função é evitar o atrito da borda lateral do couro com as pernas.



Cadarço
Evita que a borda lateral do couro abra, evitando o contato/atrito com as pernas. As laterais do couro, principalmente nos modelos maiores, “se abrem” quando o peso do ciclista esta sobre o selim que sede e tende a ficar mais plano/ aberto.O uso do cadarço também ajuda a deixar o couro mais firme.  Já adaptei o cadarço em alguns dos meus selins que não o possuíam originalmente, para isto, com o uso de um vasador, fiz um furo em cada lado da borda e amarrei o cadarço.


Em alguns modelos existe a opção de utilizar o cadarço colorido e que fica com uma estética bem interessante.


Trilhos
Opções de material: aço ou titânio.
Os modelos com trilhos de aço são encontrados nas cores preto, cromado e em alguns modelos especiais na cor cobre. Os modelos de titânio são mais leves, tem custo maior e dificilmente são encontrados no Brasil. 
Veja as opções dos selins da marca Gilles Berthoud que alem do peso possuem outras vantagens


Os selins da marca Brooks possuem trilhos longos o que permite uma grande relulagem do ajuste para frente ou para trás.
Cor
Detalhe estético.  Sou da opinião que este selim é especial e valoriza e diferencia a bicicleta e o ciclista, por isto gosto de modelos na cor mel, ou salmão, pois deixam visível que o selim é de couro, mesmo que não esteja combinando com a cor do quadro e demais componentes.
Rebites
As opções são o rebites simples e os martelados.
As vantagens do rebite martelado:
Durabilidade: prende o couro em uma superfície maior e evite que aconteça como na foto abaixo de um selim usado e com o couro bem esticado.
Estética 

Medidas e peso
Variam conforme o modelo. São os itens fundamentais para a escolha e dependem de vários fatores, tamanho do ciclista, modelo de bicicleta, tipo de uso e a“ montaria”.
 Veja a tabela abaixo da loja www.faccinbicicletas.com.br


O modelo de selim é a escolha mais pessoal do ciclista, é um produto para “contato intimo” e por isto importante. É difícil dizer com certeza para algum ciclista qual o modelo que deve utilizar, mas algumas dicas podem ajudar.
OBS: Montaria- nome que usei para falar da posição do ciclista em cima do selim que vai ser alterada conforme a relação de altura do guidão em relação ao selim.  Seria a maneira de como o ciclista fica sentado.
Conforto, passeio- ciclista mais sentado, ficando na posição mais vertical. Utiliza guidão mais alto do que o selim. Pode utilizar um selim modelo mais largo.
Speed, competição- ciclista mais montado, ficando na posição mais horizontal. Utiliza guidão na mesma altura, ou mais baixo do que o selim. Pode utilizar um selim mais estreito.
Ciclista grande pode utilizar selim mais largo. Ciclista pequeno pode utilizar selim mais estreito. Esta definição é bastante genérica, pois o que é um ciclista grande? O que seria preciso definir é a distancia dos ísquios. Um ciclista grande deve ter a bacia mais larga, mais distancia entre ísquios, por isto mais dificuldade para utilizar um selim estreito.  O ideal é que os ísquios fiquem assentados sobre o couro do selim, principalmente se o ciclista fica montado na posição mais vertical. No meu caso pessoal, sou grande, tenho 1.90 de altura, fico em uma posição mais vertical sobre o selim e utilizo selins Brooks B-17 e Brooks Flyer (175mm).
O ciclista pode antes de comprar o primeiro selim fazer um rápido teste com a bicicleta de um amigo

Selim usado: não tem a mesma eficiência e pode demorar até mais do que um novo para ser moldado.  Na compra de um selim usado é preciso verificar se o parafuso de regulagem não esta no final da rosca( curso) o que indica que o couro já foi muito esticado e já esta no final da vida útil.

A regulagem  dever ser mínima, uma volta no parafuso, ou o suficiente para deixar o couro um pouco mais esticado.
Quando esticar o couro? Quando estiver afundando muito, geralmente causa um desconforto, pois a ponta do selim fica muito saliente e o couro pode até atingir o carrinho.
Quanto tempo dura um selim Brooks?
Vai depender do uso, cuidado e até do peso do ciclista. Teoricamente um Brooks com uso diário:
Modelo Brooks Aged= couro envelhecido , deveria durar até 5 anos.
Modelo normal, couro não envelhecido, deveria durar até 20 anos.
Observações:
A durabilidade também depende do modelo, alguns possuem couro com maior espessura  e com menor superfície. O Selim Brooks Imperial com couro vazado deve ceder mais rapidamente.
Os selins atuais estão com uma durabilidade visivelmente menor do que os selins antigos testados. O couro esta cedendo mais facilmente, será que as vacas estão ficando com a pela mais fina?
Uso da capa de chuva. Este é um acessório que não utilizo e aconselho o uso apenas em pedais na chuva. Em dias secos e quando não estiver utilizando, deixe o couro respirar e secar.
Manutenção
Para preservar o selim Brooks o ideal é o uso da CeraBrooks Proofide a original da marca. Usar a cera após o uso da chuva e também quando for deixar o selim vários dias sem uso. Quando visualizar micro rachaduras no couro, utilize a cera.
Evite molhar o selim Brooks. Se molhar, tente secar logo que possível e se for preciso deixe um pouco no sol.
Para limpeza utilize um pano seco, se estiver muito sujo um pano úmido secando com um seco logo em seguida. Utilizo a cera do selim apenas na parte superior.
Para limpeza quando o selim estava muito encardido, usei água e esfreguei levemente com os dedos, o encardido e a sobra de cera saiu facilmente. Depois de secar, passeio novamente a cera e o couro ficou com a cor original.
Na falta da cera Proofide, utilize o creme hidratante anti-assaduras, o mesmo utilizado no corpo, para lubrificar o couro do selim. O creme hidratante para o corpo também ajuda a amaciar o couro. Não aconselho o uso de óleos, banha ou azeites de origem animal ou vegetal no couro, mesmo que não danifiquem o couro, irão deixar a sua bermuda suja.
Preço do selim Brooks
É um selim com custo maior do que um simples, mas não é um selim comum. É um selim durável e confortável,  para quem realmente pedala vale muito o investimento.

Já li e escutei várias ideias malucas sobre o uso deste tipo de selim e espero estar ajudando a tirar dúvidas.
Escrevi este texto baseado nos mais de 15000 quilômetros rodados, com vários modelos de selins da marca Brooks, e também em dúvidas e questionamentos recebidos nestes últimos três anos, desde que escrevi sobre os selins de couro.
Luiz M. Faccin, Junho de 2012.

4 comentários:

Flavio Yamil disse...

Parabéns pela explicação! certamente vai ajudar muita gente.
Na linha dos selins de couro, tem também o Selle An-Atomica.
Eu usei um Selle An-Atomica para fazer o Paris-Bres-Paris em 2011 e terminei inteiro. Até eu fiquei surpreso com o resultado.
O Selle An-Atomica é um selim de couro similar ao Brooks. Na época optei por este devido ao vazado no meio para aliviar a pressão no períneo.
Realmente, recomendo este tipo de selim devidamente amaciado para quem vai pedalar longas distâncias. É bom acumular uns 300 ou 400 Km para amaciá-lo.
Grande abraço.

Cesar Buffon disse...

Legal este texto sobre selins de couro!!! E, lendo este texto, lembrei de um velho selin que estava quardado lá em casa, que deve de ter uns 60 anos (ou mais). Percence ao meu pai, quando ele pedalava mais. É um selim de couro que eu, quando era pequeno, olhava aquele objeto empoeirado e imaginando que os selins que os caras usavam na atualidade não eram como aqueles. Eu olhava apenas como reliquia, não como algo que usaria na atualidade. Por isto quando li a chamada para este blog sobre o uso de um selin de couro, fui logo ler sobre o assunto... Muito legal mesmo! Não imaginava que ainda faziam! Vou olhar com mais carinho sobre estes selins... Obrigado!

Luiz M. Faccin disse...

Não conheço este Selle An-Atomica, mas quando possível vou conseguir algum. Tenho alguns selins antigos de couro que consegui em algumas bikes que estou restaurando, mas nem consigo descobriar a marca. Abraços!

Helton Moraes disse...

O selim cor mel SEMPRE combina com a bike, seja ela da cor que for... Na real, é o RESTO DA BIKE que combina com o selim :o)