segunda-feira, 12 de abril de 2010

Brevet 1200 km no Brasil. Quando?

Organizar um brevet de 1200km aqui no Brasil.
Esta discussão não existe, mas segue a minha opinião:

Não temos estradas= 600 km de estradas continuas para organizar um brevet de 1200 km.
Não conheço todas as estradas do Brasil, mas talvez quando a duplicação da BR 101 esteja concluída aqui no RS e SC tenhamos alguma opção com acostamento.
As nossas estradas, mesmo as boas, são muito perigosas e os nossos motoristas assassinos. O estrangeiro, de quase todo o local onde existem brevets ACP, não tem a noção do que é pedalar onde os motoristas não respeitam os ciclistas, pior que isto, muitos nos odeiam e querem nos atropelar.
O Brasil é um país tropical que tem praias, Copa do Mundo, Olimpíadas, futebol, Pelé, mulheres bonitas e poderá ter um brevet de 1200 km que nenhum gringo fanático por randonneuring já pedalou. Um desafio novo. Em um país mais barato. Tudo de bom?

Não vejo muito sentido em organizar um brevet de 1200 km agora. Claro que todo ciclista gostaria de ter um brevet de 1200 aqui, inclusive eu, mas é preciso diferenciar o que o ciclista deseja e o que a organização pode ou não fazer. Não devemos marcar brevets por vaidade ou devido apenas à vontade dos ciclistas, mas pensando de forma mais objetiva e organizada.
Um brevet de 1000km esta de bom tamanho para a nossa organização e é um bom teste para qualquer ciclista. Nos brevets de 1000 km só temos a participação de brasileiros e pode-se fazer um percurso de vai e volta com mais de um percurso. Por exemplo: o percurso do Brevet Farrapos 1000 km Santa Cruz do Sul 2009.
Este é o brevet mais próximo de um 1200 km que já tivemos até os dias de hoje.
O brevet de 1000 km foi legal por que?
Foi como nos brevets de 1200 km lá fora- ciclistas que pedalam longa distancia estavam ajudando no brevet- todos os voluntários eram ciclistas. Foi um brevet simples.
Tivemos 17 voluntários trabalhando e 17 ciclistas brevetados. O sucesso do evento foi resultado principalmente da experiência dos ciclistas que estavam participando. Todos os ciclistas que pedalaram o brevet de 1000km conheciam 100% do percurso do brevet devido a participação nos eventos anteriores, isto foi muito importante para o sucesso. Todos eram brasileiros e acostumados com os nossos motoristas.
Temos dificuldade para respeitar o calendário, o que dizer para organizar um brevet internacional digno da participação de estrangeiros. Temos poucos exemplos de organizadores trabalhando em conjunto. É um brevet complicado, a possibilidade de ter problemas e reclamações que deixariam uma má impressão da nossa organização é bem grande. O organizador de um brevet de 1200 km deve ter como pré requisito, no mínimo alguma experiência em participação em brevets desta distancia.
Alguns ciclistas mais experientes têm muitas restrições para termos estrangeiros pedalando aqui.

Comentários do Kayo de OliveiraOi LUIZ
Desculpe o atraso. Primeiro, se eu responder de imediato eu vou arruinar a minha reputação, segundo preciso de um tempo para refletir bem antes de opinar, para que não seja mal entendido.
Este tema e bem complicado, especialmente no meu caso conhecendo bem as nossas condições e a expectativa de possíveis estrangeiros, que venham se interessar. No caso dos americanos, seriam raros os ciclistas da minha roda de conhecimentos que se proporiam a tal aventura sem conhecer os detalhes de segurança das estradas a serem trafegadas. Nos infelizmente não temos o mínimo de segurança em nossas estradas para oferecer mesmo aos nossos próprios ciclistas brasileiros que tem jogo de cintura.
Desculpe o meu pessimismo, porem estou sendo o mais sincero possível.
Acho que a BR101 como qualquer outra rodovia de tanto movimento seria fora de cogitações, dado o comportamento criminoso de parte de uma grande maioria dos irresponsáveis motoristas.
Este verão passado motorista de uma AMBULANCIA do município de Imarui SC, em plena luz do dia, tentou me atropelar por traz numa rodovia estadual que da acesso aquela cidade. O meu amigo Jose Dias Bueno (ZE) foi testemunha do quase fatal acidente.
Agora você vê, se isto acontece com testemunhas, durante o dia, imagine o que possa acontecer na calada da noite com os bandidos bêbados ou drogados atrás do volante.
Matam um estrangeiro, o rolo que vai acontecer, não para o motorista, e sim para os organizadores. O motorista tem ao seu lado a impunidade, o ciclista tem contra si a condição de cidadão de segunda classe. Não e só ai no Brasil que a nossa presença nas estradas e repudiada, aqui nos EUA se passa o mesmo, porem a justiça americana funciona, na maior parte dos casos, um pouquinho melhor que ai no PaTropi.
Para resumir, eu não vejo condições razoáveis num futuro breve para a realização de um evento deste nível por ai. Porem eu quero deixar claro, eu gostaria imensamente de que nos tivéssemos o mínimo recomendado para que um 1200K fosse realizado no RS.
Se a gente se unir e trabalharmos juntos, quem sabe a gente consiga algum dia oferecer condições ideais para que isto aconteça. Eu sou da opinião que a coisa deva ser bem feita, caso contrario não a faça. Segurança e vital.
Conte comigo. Vamos conversar mais sobre o assunto.
Abraços - Kayo.

Kayo de Oliveira foi o primeiro brasileiro a concluir um brevet de 1200km. Boston Montreal Boston de 1998 e também o Paris Brest Paris de 1999. Reside em Boston e Garopaba, SC, alternadamente.

Quem sabe em 2012? Depois de um 2011 com mais participação de brasileiros no Paris Brest Paris. Para realizar um 1200 em 2012 é necessário iniciar os preparativos ainda em 2011. Isto já é no próximo ano!
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Observações:
O texto acima foi escrito em abril de 2010 quando estudava a possibilidade de organizar um 1200km no Brasil. Na época resolvi postar este texto devido a preocupação com a segurança. Na mesma época cheguei a conclusão que para organizar um 1200km, com bom nível de organização, eu precisaria  me dedicar apenas para organizar apenas este brevet no ano. Em julho de 2010 estive em Paris e conversei pessoalmente com os responsáveis do Clube Audax Paris. Recebi como sugestão a realização de um Petit Brevet- um brevet com número de participantes limitado.
Agora em 2013 já tivemos mais de 50 participantes no PBP Randonneur de 2011, já temos organizadores que concluíram eventos de 1200km, ainda não temos segurança nas estradas, mas provavelmente tenhamos o conhecimento para realizar um brevet com número de participantes limitado.
Neste tempo, desde que este texto foi escrito, ninguém mais escreveu a respeito, alguns ciclistas ainda o utilizam como fonte e justificativa. Pensei em excluir esta postagem, mas a preocupação e o conteúdo continua com validade.
Boas pedaladas.

Luiz M. Faccin set 2013.


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