quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Brevet 1000 km no Brasil em 2009

1- porque brevet de 1000 e não de 1200?

Porque o valor da prova de 1000 é menor do que na prova de 1200, e qual a vantagem disto?
No brevet de 1000 não teremos ciclistas estrangeiros, em um de 1200 teríamos com certeza. Ciclista estrangeiro eu acho muito bom, mas para isto precisamos de muitas outras coisas, principalmente em relação ao atendimento, avisos, site em inglês, Francês, etc. Ainda é cedo. Na hora que falar em 1200 muitos irão dizer, que bom, que legal, mas pergunta se ele ajuda ele vai dizer: ah, mas eu quero pedalar!

2- Quantos Ciclistas no brevet de 1000? Espero que poucos. TAMBÉM quero pedalar e não teremos como ficar cuidando de muito ciclista na estrada. O objetivo não é brevetar muitos ciclistas, mas sim brevetar bom ciclistas. Pretendo limitar o numero de participantes, possivelmente 15 com opções.

3- o Valor da inscrição. Com certeza será alto e baseado no orçamento. Por exemplo os gastos do brevet de 600 de agosto de 2008: tivemos 8 ciclistas inscritos e o custo por participante foi de 112,00.
Mesmo sendo um brevet sem muitas frescuras tivemos um prejuizo de 255 reais. Este prejuizo foi pago com saldos dos brevets anteriores. Como neste ano de 2009 não estaremos organizando eventos de 200 e 300, que são os que tem mais participantes, não teremos sobras de valores para cobrir despesas futuras.

4- Vai ser um brevet com pouca estrutura, econômico, eliminando supérfluos, provavelmente teremos Pcs em lancherias com comprovação com tiquet do caixa, ou coisas do tipo, mas teremos todas a indicações de locais para pernoite, alimentação, socorro, etc.

5- Porque a escolha da data no inicio de agosto?
A- ainda é frio? Para se ter uma idéia hoje ( 06-10-08) tinha previsão de geada aqui no RS em alguns pontos, portanto frio pode ser sempre. Em agosto deste ano tivemos a prova de 600 e estava frio, mas bem suportável e sem chuva. Agosto chove menos do que outubro e não tem tanto vento como em novembro.
B- porque a prova de 1000 será realizada antes das provas de 1200 em 2009, e portanto serve de treino. Por exemplo o ciclista pode querer participar do Colorado Last Chance 1200 km em setembro e fazer um treino longo no 1000 km.
C- esta época é no período que tenho mais folga do serviço para organizar a prova.

6- Quantas horas para pedalar 1000 km? O limite é 75 horas.

7- O Percurso? Pretendo fazer uma perna maior no inicio ( primeiro dia) talvez com 420 km, ou mais, e duas outras pernas menores, mas com retorno ao Hotel, local de largada, permitindo ao ciclista se reabastecer e não precisar de carro de apoio.
Tenho um percurso em estudo, mas depende de conclusão de algumas obras e das condições das estradas até julho de 2009.

O brevet vai se difícil, o Clima é úmido, a possibilidade de vento será grande, o primeiro percurso tem muita subida e pouco lugar para paradas na estrada. As estradas não possuem o mesmo acostamento liso das estradas próximas a Campinas SP, as pontes são estreitas e os caminhões não param.


Abraços!
Luiz Maganini Faccin
Outubro de 2008

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Gostaria de saber se já há um valor para a inscrição do brevet 1000 km.
Outras dúvidas:
Já foi definido o número de participantes do brevet?
Não fiz a pré-inscrição, posso participar mesmo assim (desde que conclua o brevet 600)?